São Paulo, terça-feira, 30 de agosto de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Euforia com Real está no fim, diz Mercadante

CARLOS EDUARDO ALVES
DA REPORTAGEM LOCAL

O PT tenta se animar para a reta final da campanha eleitoral com os primeiros problemas que aparecem no caminho do Plano Real.
"A euforia com o plano está se esvaziando", disse Aloizio Mercadante, candidato a vice-presidente da República na chapa liderada por Luiz Inácio Lula da Silva.
Mercadante citou como dados negativos para o plano econômico o IPC-r de agosto, o estouro da base monetária e a remuneração da poupança, que foi inferior à inflação no mês que está terminando.
"Tudo isso ajuda a desmanchar a ilusão", acha o petista. Mercadante, que é economista, aponta ainda o resíduo inflacionário como um fator que empurrará a economia à reindexação.
Para o vice de Lula, já existe entre os chamados formadores de opinião a idéia de que o Plano Real é eleitoreiro. "Os mais pobres começarão a perceber os furos do plano quando forem pagar o crediário", acha.
Mercadante acha que os dois meses seguidos de inflação vão corroer qualquer eventual ganho inicial para os assalariados com a quebra da inflação inercial.
A avaliação da cúpula petista é de que as chances de Lula crescem com a inesperada inflação de agosto. Embora não exista declaração oficial nesse sentido, a torcida é pelo fracasso do Real, que embalou até agora o crescimento de FHC.
"O PSDB tem pânico do segundo turno, e com razão", afirmou Mercadante. O raciocínio é que, se houver a segunda rodada de votação, o candidato governista terá dificuldades com um cenário econômico quase que com certeza mais difícil.
O PT vai pedir direito de resposta no TRE contra a revista "Veja", que em sua última edição insinuou a participação de Paulo Okamoto (homem de confiança de Lula) numa tentativa de defender os interesses de uma empresa prestadora de serviços à prefeitura petista de São José dos Campos (SP).

Texto Anterior: O QUE PENSAM OS MILITANTES DO PT
Próximo Texto: Programa terá mais emoção, diz Tendler
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.