São Paulo, terça-feira, 30 de agosto de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Fogo destrói 50% de reserva em Campos

CLÁUDIA CHAPIER; ISNAR TELES
DA FOLHA VALE

Um incêndio destruiu cerca de 50% da mata nativa do Parque Estadual de Campos do Jordão (85 km de São José dos Campos). A direção do parque suspeita que o incêndio tenha sido criminoso.
O fogo começou na noite de sábado e até as 18h de ontem já havia queimado aproximadamente 500 mil m2 da vegetação, o equivalente a 50 campos de futebol.
O Corpo de Bombeiros de Campos do Jordão identificou oito focos de incêndio no parque, quatro em áreas de reflorestamento (pinus) e quatro em campos naturais.
O fogo destruiu parte da reserva de araucária do parque, a única na região serrana do Estado, e parte da vegetação da reserva da Mata Atlântica.
O Parque Estadual de Campos do Jordão é o mais antigo sob proteção do Estado. Fundado em 1941, o parque possui uma área aproximada de 8.430 hectares incluindo as áreas de reflorestamento.
Os focos ficam próximos à estrada do Paiol, que liga Campos a Itajubá (MG).
Desde as 8h30 de anteontem, cem pessoas, entre soldados do Corpo de Bombeiros, Defesa Civil e o Exército trabalhavam para controlar o fogo.
No final da tarde de ontem, o fogo já havia sido controlado, mas não havia previsão de quando seria totalmente apagado.
"As árvores que foram danificadas serão vendidas como matéria-prima para fábricas de papel", afirmou o presidente da Defesa Civil de Campos, Elias Vidal de Souza França.
As causas do incêndio ainda estão sendo analisadas pela Defesa Civil e pelo Corpo de Bombeiros.
O administrador do parque, João Evangelista de Melo Neto, 39, disse ontem à Folha que o incêndio pode ter sido provocado intencionalmente.
"Um incêndio nestas proporções não é causado por uma simples ponta de cigarro. É um ato criminoso", afirmou.
Segundo Melo Neto, esse foi o segundo maior incêndio que aconteceu no parque. No ano passado, o fogo queimou aproximadamente 200 mil m2 do horto.
Cláudia Chapier e Isnar Teles

Texto Anterior: Pesquisa traça perfil de médicos
Próximo Texto: Dupla viaja dos EUA a Ilhabela em veleiros
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.