São Paulo, quinta-feira, 1 de setembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Fiesp prevê repasse a preço

DA REPORTAGEM LOCAL

A Fiesp diz que se os dissídios coletivos tiverem resultantes explosivas de ganhos salariais haverá uma explosão de preços.
A advertência foi feita, ontem, por Feres Abujamra, diretor interino de Economia da Fiesp.
Ele prevê que os aumentos salariais, mesmo com base somente no IPC-r, serão repassados para os preços, apesar da ameaça do ministro da Fazenda, Rubens Ricupero, de abrir as importações para manter a estabilidade dos preços.
"Sem dúvida haverá repasses, porque temos indústrias com margens de lucros achatadas e que não têm condições de aumentar salários sem mexer nos preços", disse.
Sindicatos de metalúrgicos do Estado de São Paulo, da base da CUT e Força Sindical, entregaram ontem à Fiesp a reivindicação de reajuste mensal integral já.
"Queremos que seja cumprido cláusula do nosso acordo coletivo", afirmou Paulo Pereira da Silva, presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo.
Roberto Ferraiuolo, diretor do Departamento de Relações do Trabalho da Fiesp, defendeu o cumprimento da lei (prevê reajuste na data-base). Mas disse que os sindicatos patronais têm autonomia.
Os metalúrgicos da Força Sindical têm data-base em novembro e os da CUT, em abril. Eles prometem greves a partir do dia 5, principalmente nas montadoras.

Texto Anterior: Plano ainda tem aprovação da maioria
Próximo Texto: Petrobrás oferece 13,39%
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.