São Paulo, quinta-feira, 1 de setembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Ricupero critica aumento salarial

Indústria deve rejeitar pedidos, diz

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O ministro da Fazenda, Rubens Ricupero, disse ontem que "a indústria deve rejeitar" as reivindicações de reposição mensal das perdas salariais.
"É incompatível com o plano e indesejável", afirmou o ministro ao fazer uma avaliação positiva dos dois primeiros meses do Plano Real.
Ricupero disse que a lei 8.880 prevê reposição das perdas somente na data-base. A livre negociação está garantinda, mas não pode haver repasse, afirmou.
Os aumentos concedidos na data-base poderão ser repassados para os preços, mas de acordo com o peso da mão-de-obra no custo final do produto. Segundo ele, a melhor maneira de ter ganho salarial é a estabilização econômica.
Questionado se as empresas poderiam dar reposições fora da data-base, Ricupero disse que sim, mas seria aconselhável.
Ele fez um balanço positivo dos dois meses de plano. A arrecadação tributária de agosto deve ser de R$ 5,2 bilhões (40% mais que há um ano).
Ricupero voltou a afirmar não estar convencido de que haja excesso de consumo fora das camadas de baixa renda.

Texto Anterior: Petrobrás oferece 13,39%
Próximo Texto: Inquérito investiga ação de funcionários
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.