São Paulo, quinta-feira, 1 de setembro de 1994
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FHC na TV se inspira em propaganda de Clinton

CLÁUDIA TREVISAN; GABRIELA WOLTHERS
DA REPORTAGEM LOCAL

Os programas de TV de Fernando Henrique Cardoso (PSDB) têm aspectos semelhantes aos comerciais usados na campanha de Bill Clinton para a Presidência dos EUA.
James Carville, um dos mais próximos assessores políticos de Clinton, presta serviços à campanha de FHC.
O candidato tucano tem repetido o slogan "As pessoas em primeiro lugar". A frase ganhou variações, com a substituição de "pessoas" por "gente" ou "povo".
Um dos temas centrais da campanha de Clinton foi justamente "putting people first", cuja tradução pode ser "o povo em primeiro lugar".
A frase estava na capa do programa de governo que Clinton mostrava na TV. E aparecia um pouco modificada sobreposta à imagem do então candidato: "he'll put people first".
Existem ainda semelhanças formais entre os programas. Uma delas é a utilização de frases curtas entre as imagens.
A campanha de FHC usa nessas frases letras pretas grandes, parecidas com as dos programas de Clinton. As imagens de FHC em um escritório parecem inspiradas na campanha de Clinton.
Os símbolos explorados são os mesmos: o tucano e Clinton são mostrados em uma escrivaninha, folheando papeís ou escrevendo. Ambos também aparecem falando ao telefone.
Nos dois programas, é comum o enquandramento dos candidatos à esquerda do vídeo.
A notícia sobre a ação do norte-americano gerou confusão no comitê de FHC em Brasília. O presidente do PSDB, Pimenta da Veiga, afirmou, às 15h, que "este tipo de assessoria é muito normal" e que foi convidado para uma reunião com Carville: "Não pude ir".
Por volta das 15h40, FHC disse que não tinha nenhuma informação a respeito.
Uma hora depois da declaração de FHC, Pimenta afirmava que "pode" ter havido apenas "consulta informal".
A Folha apurou que o contato com Carville foi feito nos EUA Unidos pelo economista tucano Eduardo Jorge.
Colabooru GABRIELA WOLTHERS, da Sucursal de Brasília

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