São Paulo, quinta-feira, 1 de setembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Calor supera recordes em Santa Catarina

DA AGÊNCIA FOLHA, EM FLORIANÓPOLIS

Não fazia tanto calor no mês de agosto em Santa Catarina há 58 anos. As temperaturas se mantêm acima dos 30oC em grande parte do Estado, principalmente nas regiões oeste e planalto.
Segundo o Departamento de Agrometeorologia da Epagri (Empresa de Pesquisas Agropecuárias e Difusão de Tecnologia), em Lages (SC), a temperatura chegou a 30oC ontem no Planalto Serrano. Foi o dia mais quente em agosto na região desde 1936.
Em Videira, no meio-oeste, o calor também bateu o recorde dos últimos 23 anos. Os termômetros chegaram a 32,4oC anteontem.
As altas temperaturas também atingem cidades onde o inverno é tradicionalmente rigoroso. Em São Joaquim, considerada a cidade mais fria do Brasil, a mínima de ontem não passou de 17,5oC.
O agrônomo da Epagri, Ronaldo Coutinho do Prado, disse que a onda de calor deve continuar pelo menos até amanhã.
Segundo ele, está prevista no sábado a chegada ao Estado de uma frente fria acompanhada de chuvas fracas.
Ontem, uma forte neblina cobriu Florianópolis durante todo o dia. Em algumas áreas da cidade, os carros precisaram andar com os faróis acesos. A temperatura se manteve entre 18oC e 25oC.
Os nevoeiros, segundo a Epagri, são comuns nesta época do ano. O de ontem foi mais forte devido ao encontro de uma massa de ar quente e úmido vinda do oceano que prevalece no litoral há alguns dias.
Também tem chovido pouco no Estado. Em algumas regiões, a queda de chuvas em agosto chegou a índices próximos de zero.
A cidade mais seca é Major Vieira, no Planalto Norte, onde nos últimos 30 dias choveu apenas 0,4 mm, contra os 100 mm de chuva registrados no mesmo período do ano passado.
Apesar da falta de chuva em quase todas as regiões catarinenses, a situação ainda não se constitui num problema para o abastecimento de água da população.
Segundo a Casan (Companhia de Águas e Saneamento), não há previsão de racionamento em nenhuma cidade. Este tipo de medida só precisará ser adotado caso não chova nos próximos 20 dias.

Texto Anterior: Seca 'migra' do Nordeste para Estados do sul do país
Próximo Texto: OS NÚMEROS
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.