São Paulo, quinta-feira, 1 de setembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Teste aprova qualidade de 17 alimentos da lista

DA REPORTAGEM LOCAL

Teste aprova qualidadede 17 alimentos da lista
Prefeitura havia apontado irregularidade nos produtos
O Ministério da Agricultura, através do SIF (Serviço de Inspeção Federal), divulgou ontem que 17 alimentos (carnes e derivados) presentes na lista de produtos supostamente contaminados divulgada pela Secretaria Municipal de Abastecimento de São Paulo estão de acordo com a legislação e próprios para o consumo.
A decisão foi baseada em análise feita pelo SIF. "Fazemos rotineiramente 300 análises mensais de produtos e 60 análises semanais da água usada na produção e não há irregularidades", disse o delegado federal do ministério em São Paulo, Antonio Carlos de Souza.
Ele levantou a possibilidade de as contaminações terem ocorrido no transporte ou armazenamento dos produtos nos pontos de venda.
"Confio nos supermercados e na indústria, mas não confio nos laudos da Semab, que não seguiram a legislação", disse o vice-presidente da Associação Paulista dos Supermercados, Firmino Rodrigues Alves.
O Carrefour, onde foi coletada amostra de patê de sardinha Alcyon supostamente contaminada, informou ontem que considera absurda a hipótese um produto enlatado ter sido contaminado no local de venda.
O secretário de Abastecimento, Waldemar Costa Filho, disse que só vai se pronunciar quando receber as análises do SIF.
Se tivesse comprovado a contaminação, o SIF responderia por falha na fiscalização, já que carnes e derivados devem ser examinados pelo órgão antes de sair da fábrica.

PRODUTOS ANALISADOS – salsicha Hans, frango Pena Branca, linguiça fresca Eng. Goulart, linguiça fresca Apetito, linguiça carne de aves Aji-no-moto, salsichas Marba, linguiça defumada Prieto, carne salgada de suínos, salsichas, embutido cozido de bovino e carne seca crua Coringa, salame Salamanca, patê de sardinha Alcyon, frango resfriado Frangoeste, salsicha Perdigão, linguiça calabresa Seara e coxa de peru Sadia.

Texto Anterior: Empresa é multada por expor carro baleado ; Polícia reconhece arma usada para matar editor ; Fapesp aprova plano de emergência para ciência ; Bicheiros do Rio fazem livreto com acusações ; Itamar assina acordo sobre carros roubados ; Pista da Via Anchieta será interditada hoje ; Dupla é presa com arma escondida em livro ; Menor atropela e mata mulher no Tatuapé ; Posto de emissão de RG é aberto na zona leste
Próximo Texto: Qualidade do ar diminui em Congonhas
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.