São Paulo, quinta-feira, 1 de setembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Qualidade do ar diminui em Congonhas

DA REPORTAGEM LOCAL

A Cetesb voltou a declarar estado de atenção em 4 das 24 estações que medem a poluição na Grande São Paulo. Em 15 locais, a qualidade foi inadequada.
O estado de atenção foi declarado em Guarulhos, São Bernardo do Campo (Vila Paulicéia) e Taboão da Serra. A quarta estação foi Congonhas, que estava com qualidade inadequada anteontem.
O estado de atenção é declarado quando a qualidade do ar é "má" e há pouca possibilidade de melhoria devido às condições climáticas, como a seca dos últimos dias.
Segundo Prakki Satwamurty, pesquisador do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), a estiagem no Centro-Oeste e no Sudeste tem duas explicações.
A primeira é que tradicionalmente chove pouco durante o inverno nessas regiões. A segunda é o enfraquecimento do El Ni¤o, fenômeno que torna as águas do oceano Pacífico mais quentes.
"O El Ni¤o tem efeitos opostos no Brasil. Quando o fenômeno vem com força, aumentam as chuvas no Sudeste e piora a seca no Nordeste. Mas quando ele diminui de intensidade, é o Sudeste quem sofre os efeitos da estiagem".
Em agosto, não choveu em Brasília, Goiânia e Cuiabá. Em Maceió, foram 201 mm de chuva até o dia 30 –o maior índice do país–, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia.

Texto Anterior: Teste aprova qualidade de 17 alimentos da lista
Próximo Texto: Classificado pessoal estréia hoje
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.