São Paulo, quinta-feira, 1 de setembro de 1994
Texto Anterior | Índice

Classificado pessoal estréia hoje

DA REPORTAGEM LOCAL

"Professor universitário, 64 anos, bom estado geral." "Gostaria de conhecer pessoas que gostem de música clássica para amizade". "Morena, olhos verdes, procura homens com c.c. (caráter e carinho)."
A partir de hoje a Folha estará publicando anúncios como esses todas as quintas-feiras, no caderno São Paulo.
O Classiline, como foram chamados os classificados interativos pessoais, estréia com 169 inserções.
O predomínio é masculino: 76 chamadas são para a subseção "homem procura mulher". A maioria escolheu a profissão para abrir o anúncio. São advogados, arquitetos, engenheiros, empresários, executivos e publicitários.
Quase todos colocaram idade e a descrição da mulher ideal. Para as futuras companheiras, eles prometem "'grandes emoções e muito mais", "linda e eterna amizade", "devaneios" ou apenas "uma boa conversa para curar insônia".
As mulheres –27 inserções– preferiram se apresentar ressaltando características físicas. São loiras, morenas, mulatas, jovens. Uma delas apelou para o inglês e a astrologia: "I'm looking for a special man, leonino, 25 a 30 anos, bonito por dentro e por fora".
Muitas entraram em detalhes na descrição do companheiro procurado. Uma odonto-pediatra quer um médico-dentista. Uma tradutora de 36 anos busca um francês. E uma mulata de 23 anos ressalta que gosta de filmes de Robert Altman, cineasta de "Short Cuts".
Na seção de "interesses mútuos", apareceram pessoas que gostam de Dostoievski, RPG (jogos em que cada participante constrói uma história), xadrez, intercâmbio cultural com os EUA e "danças de todos os ritmos". Uma pesquisadora da USP publica um anúncio em que procura "amizade para discutir atualidades: progresso X exclusão social".
Os classificados interativos funcionam de forma a garantir total sigilo tanto para o anunciante como para quem responde ao anúncio (veja quadro ao lado).
Comum em jornais norte-americanos e europeus, os classificados pessoais da Folha são os primeiros do país. Trata-se de um serviço novo para aproximar paulistanos solitários ou que tenham dificuldade em encontrar parceiros para interesses específicos (jogos, esportes, coleções).
Quem quiser participar dos classificados pode ligar hoje para o jornal. Cerca de 25 anunciantes já garantiram inserções para a próxima quinta-feira e 7 querem contribuir até o final deste mês.
LEIA Os anúncios do Classiline na página seguinte.

Texto Anterior: Qualidade do ar diminui em Congonhas
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.