São Paulo, quinta-feira, 1 de setembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Filme simula efeito de LSD

EDUARDO SIMANTOB
DA REDAÇÃO

A retrospectiva de Roger Corman enfatiza seus filmes de terror e ficção científica. No entanto, traz também um de seus filmes mais "sérios", "Viagem ao Mundo da Alucinação" ("The Trip"), de 1967.
Naquele ano, o movimento psicodélico nos EUA atingia seu auge. Para os que acham que Woodstock foi o máximo, é bom saber que 20 anos antes pesquisas sobre o uso de alucinógenos (LSD, mescalina, cogumelos, etc.) já haviam empolgado militares, políticos, intelectuais e artistas nos EUA.
O LSD foi banido pela lei em 1966, mas sua produção em laboratórios marginais supria a demanda crescente entre os jovens "drop-outs" da América.
O filme de Corman foi feito quando ainda não se sentiam os efeitos da repressão violenta e da disseminação indiscriminada de todos os tipos de drogas.
O filme conta a história de um diretor de comerciais para TV que resolve ter sua primeira experiência com o ácido. Para isso, Corman filmou "in loco", ou seja, nos próprios locais onde se juntavam os psicodélicos –"hippie" era um nome pejorativo que ainda não havia sido consagrado.
Corman chamou alguns poucos atores já presentes nesse cenário, entre eles Peter Fonda e Dennis Hopper (dois anos antes de ficarem internacionalmente famosos com "Easy Rider").
A viagem de Fonda passa então pelas sensações que já haviam sido descritas pelo escritor Aldous Huxley, alternando passagens paradisíacas pelo "céu" e descidas profundas ao "inferno" da mente.
Não há pieguice nem preconceitos em relação à droga, assim como não se trata de uma propaganda panfletária estimulando seu uso.
Para simular os efeitos do LSD, Corman se aproveita de recursos visuais que sugerem as sensações psicodélicas: luz estroboscópica, caleidoscópios e luzes coloridas.
Corman conseguiu captar o espírito da época em um filme atípico em sua obra, por se aproximar de uma realidade então corrente, ao invés de mascará-la através de cenários fantásticos.

Texto Anterior: 'Trash movies' são baratos e absurdos
Próximo Texto: Gênero influenciou brasileiros
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.