São Paulo, quinta-feira, 1 de setembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Gênero influenciou brasileiros

EDUARDO SIMANTOB
DA REDAÇÃO

É interessante notar que os filmes B norte-americanos, assim como os japoneses das décadas de 50 e 60, influenciaram um dos grandes movimentos de renovação do cinema brasileiro, o chamado "cinema marginal".
Filmes como "O Bandido da Luz Vermelha", de Rogério Sganzerla, "Meteorango Kid", de André Luiz de Oliveira, e "Capitão Bandeira Contra o Doutor Moura Brasil", de Antônio Calmon misturavam as temáticas da contracultura em produções baratas e "sujas".
O cineasta franco-suíço Jean-Luc Godard, quando ainda era apenas um crítico, defendia o cinema B norte-americano em suas matérias na então nascente revista "Cahiers du Cinema". Chegou inclusive a render "homenagens" ao gênero em alguns de seus filmes da década de 60, como "Acossado" e "Pierrot le Fou".
É claro que essas não foram as únicas influências do "cinema marginal", ou "de invenção", no Brasil, já que a atitude daqueles então jovens cineastas era de caráter "antropófago".
Todas as influências eram permitidas, mas a forma de realização e a liberdade de criação eram similares às dos "primos" norte-americanos, pelo fato de se basearem em esquemas de produção independentes ou comunitários.(ES)

Texto Anterior: Filme simula efeito de LSD
Próximo Texto: Praticar desejos é prioridade já
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.