São Paulo, quinta-feira, 1 de setembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Leia a seguir os últimos passos que levaram ao anúncio de cessar-fogo pelo IRA (Exército Republicano Irlandês):

1 Explosão de uma bomba do IRA em Warrington, Inglaterra, mata duas crianças e provoca condenação do Exército Republicano Irlandês em março de 1993. Cerca de 20 mil pessoas participam de manifestação em Dublin.
2 Em abril do ano passado, o nacionalista irlandês John Hume iniciou diálogo com Gerry Adams, do Sinn Fein, braço político do IRA.
3 Em setembro, Adams e Hume divulgam nota falando de um clima positivo para negociações de paz.
4 Os premiês John Major (Reino Unido) e Albert Reynolds (República da Irlanda) divulgam a Declaração de Downing Street em dezembro. O esboço de plano de paz admite o fim da divisão da Irlanda, mas promete aos protestantes do Ulster direito de veto sobre a mudança de seu status.
5 Sinn Fein exige o esclarecimento de "pontos nebulosos" da proposta Major-Reynolds.
6 IRA declara três dias de cessar-fogo em abril deste ano, o primeiro desde o Natal de 1975.7Londres responde às exigências do Sinn Fein em maio. No mês seguinte o grupo rejeita o plano na sua forma atual, mas acena com um cessar-fogo caso os britânicos alterem pontos da proposta. Londres recusa qualquer mudança.
8 O IRA anuncia cessar-fogo a partir da 0h de hoje.

Texto Anterior: Leia íntegra do texto do IRA
Próximo Texto: Deputado crê que terror pode voltar
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.