São Paulo, quinta-feira, 1 de setembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Leia íntegra do texto do IRA

Reconhecendo o potencial da situação atual e visando fortalecer o processo democrático e sublinhar nosso comprometimento definitivo com seu êxito, a liderança do IRA decidiu que a partir da meia-noite da quarta-feira, 31 de agosto, haverá cessação total das operações militares. Todas as nossas unidades receberam instruções nesse sentido.
Nesta encruzilhada histórica a liderança do IRA saúda e louva nossos voluntários, nossos ativistas, nossos defensores e os prisioneiros políticos que durante os últimos 25 anos vêm sustentando a luta, apesar de todas as dificuldades e disparidades.
Sua coragem e determinação e seus sacrifícios demonstraram que a liberdade e o desejo de uma paz fundamentada num acordo justo e duradouro não podem ser derrotados. Recordamos todos aqueles que morreram pela liberdade irlandesa e reiteramos nosso compromisso com nossas metas republicanas.
Nossa luta tem testemunhado muitas conquistas e muitos avanços conseguidos por nacionalistas e para a posição democrática. Acreditamos que foi criada uma oportunidade para assegurar um acordo justo e duradouro.
Por essa razão estamos ingressando numa situação nova, num espírito de resolução e confiança, determinados a ver removidas as injustiças que criaram este conflito e confiantes na força e na justiça de nossa luta para conseguir que isso seja feito. Observamos que a Declaração de Downing Street não é uma solução, nem foi apresentada como tal por seus autores.
Só poderá ser encontrada uma solução que seja resultado de negociações inclusivas. Outras partes, das quais a não menos importante é o governo britânico, têm o dever de cumprir suas responsabilidades.
Desejando contribuir significativamente para a criação de um clima que incentive isto, exortamos todos a abordarem esta nova situação com determinação e paciência.

Texto Anterior: EUA devem enviar dinheiro
Próximo Texto: Leia a seguir os últimos passos que levaram ao anúncio de cessar-fogo pelo IRA (Exército Republicano Irlandês):
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.