São Paulo, quinta-feira, 1 de setembro de 1994
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Hotéis se armam para nova concorrência

KATIA MILITELLO
DA REPORTAGEM LOCAL

Hotéis se armam para enfrentar concorrência
Os tradicionais hotéis cinco estrelas de São Paulo já escolheram as armas para atacar a concorrência, que promete se acirrar em 95. Melhorar serviços e infra-estrutura estão entre as de maior calibre.
No próximo ano os executivos, que respondem por cerca de 85% da ocupação dos hotéis paulistanos, ganham mais duas opções.
Está prevista para abril a inauguração de um centro de negócios que abrigará também o cinco estrelas Meliá São Paulo Hotel.
Plantado na marginal do rio Pinheiros, na zona sul da cidade, o hotel terá 300 suítes.
Nos últimos três andares, um serviço batizado de real colocará à disposição do hóspede extensa lista de mordomias. Inclui um cardápio com 12 opções de travesseiros.
Resultado de investimento de US$ 160 milhões da rede espanhola Meliá, o hotel terá diárias próximas às da concorrência. "Vamos competir com Transamérica, Maksoud, Caesar Park e Sheraton", afirma Roberto Talocchi, diretor de marketing e vendas do Meliá.
Na concorrida região dos Jardins, está sendo erguido o Ramada Renaissance. Com 450 apartamentos, o novo cinco estrelas consome cerca de US$ 110 milhões.
A chegada dos novos, como o L'Hotel, e a proliferação de flats já causam agitação. Pelos cálculos de Alberto Grau Neto, gerente do Caesar Park, para não sobrar quarto vazio, a clientela precisa começar a crescer entre 10% e 15% ao ano a partir de 95.
Para enfrentar a concorrência, o Caesar Park já teve aprovado pelo "board" da rede um projeto de remodelação dos apartamentos, área social e restaurantes. A reforma começa em 95.
O Maksoud Plaza também se moderniza. Segundo Roberto Maksoud, estão sendo implantados no hotel um novo sistema telefônico e elevadores com comando eletrônico. "Só nos elevadores gastamos US$ 700 mil", afirma.
O Ca'd'Oro investe em serviço. Reservou US$ 1 milhão para implantar um sistema telefônico que permite ao hóspede montar um escritório no apartamento, acoplando fax e computador.
O Sheraton Mofarrej também quer mais espaço entre os grandes. Desde 93 a rede vem investindo na remodelação do hotel. Trocou telefones, elevadores e construiu um novo "business center".

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