São Paulo, sexta-feira, 2 de setembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Belo Horizonte multa motorista que suja cidade

DA AGÊNCIA FOLHA, EM BELO HORIZONTE

Os fiscais da Superintendência de Limpeza Urbana de Belo Horizonte (MG) aplicaram ontem multas de R$ 63 a seis motoristas acusados de jogar lixo pela janela de seus carros.
A aplicação das multas faz parte de uma campanha da superintendência para tornar a cidade mais limpa. Segundo Antônio Nascimento, assessor do órgão, a aplicação da multa é prevista por uma lei municipal de 1978.
"A lei já existia, mas só está sendo aplicada agora", declarou. A Prefeitura de Belo Horizonte é dirigida pelo PT.
Nascimento disse que as multas serão enviadas pelo correio. "Os fiscais anotam as placas dos carros e com a ajuda do Detran, localizam o endereço do infrator", afirmou o assessor.
As primeiras multas começam a chegar dentro de dez dias. As multas indicarão o local onde o motorista jogou o lixo. "O motorista saberá até mesmo que tipo de lixo jogou", disse.
Nos planos da superintendência está também a aplicação no futuro de multas a pedestres que jogarem lixo nas ruas. "Antes, instalaremos mil lixeiras na cidade e faremos uma campanha avisando que os pedestres também poderão ser multados", disse.
Segundo Nascimento, 127 fiscais da Superintendência de Limpeza Urbana participam da campanha. Ele disse ainda que a prefeitura resolveu aplicar as multas porque as campanhas educativas não estavam surtindo efeito.
Nascimento disse que as pessoas multadas são de várias classes sociais. "Teve gente multada com fusquinha velho, teve até empresário com carro importado", afirmou.
Um dos multados, ainda não-identificado, foi flagrado pelos fiscais quando atirava uma lata de cerveja pela janela do carro no bairro Savassi, um dos mais nobres da cidade.
Uma mulher foi multada ao jogar fora uma casca de mexerica de seu Corcel.
Nascimento afirmou que as pessoas que não pagarem as multas serão executadas judicialmente.

Texto Anterior: TCU vai inspecionar Secretaria de Saúde de SP
Próximo Texto: SP tem lei semelhante
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.