São Paulo, sexta-feira, 2 de setembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Cruzeiro real pode ser trocado por reais até 30 de setembro

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O ministro da Fazenda, Rubens Ricupero, anunciou ontem a prorrogação até o dia 30 de setembro para a troca de cruzeiros reais por reais. Segundo ele, algumas regiões, como a Amazônia, ainda têm pouca quantidade de real.
No segundo mês do Plano Real, Ricupero cumpriu uma maratona de entrevistas. Ele esforçou-se em minimizar o IPC-r de agosto, que atingiu 5,46%.
O ministro afirmou que a média dos vários índices demonstra que a inflação de agosto ficou em torno dos 2%, sem perda para os aplicadores em caderneta de poupança.
No esforço de demonstrar que o Plano Real não é recessivo, Ricupero voltou a repetir dados do IBGE e da CNI (Confederação Nacional da Indústria) sobre crescimento econômico em 94.
O ministro informou que o IBGE projeto um crescimento do PIB (Produto Interno Bruto) de 5% em 94. Já a CNI espera uma expansão da produção industrial de 9,5%.
Ricupero lamentou que o Banco Central não poderá lançar a moeda de R$ 0,25 com um furo no meio.
Segundo ele, o BC alegou que este modelo levaria, no mínimo, seis meses para ser colocado em circulação. A alternativa será lançar a moeda de R$ 0,25 sextavada.
Preocupado com as pressões, sobretudo de metalúrgicos paulistas, por aumentos salariais mensais em função da alta da inflação, Ricupero observou que isto implicaria em perdas para os trabalhapor contribuir com a alta de preços.

Texto Anterior: Musa se diz preocupado
Próximo Texto: Unibanco obtém liminar contra exigência da Receita
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.