São Paulo, sábado, 3 de setembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Gasto com educação registra menor evolução no Brasil, afirma Unesco

P

PAULO SILVA PINTO
ENVIADO ESPECIAL A BRASÍLIA

PGasto com educação registra menor evolução no Brasil, afirma Unesco
O Brasil está em último lugar na evolução de gastos com educação entre os nove países em desenvolvimento mais populosos, afirmou o diretor de educação básica da Unesco, o filipino Vítor Orduñez, durante a Conferência Nacional de Educação para Todos, encerrada ontem em Brasília.
O Brasil é o único país que registrou queda. Em 92, gastou 18% menos com educação do que em 89, segundo o Ipea (Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas).
O Plano Decenal de Educação, lançado pelo Ministério da Educação em 93, inclui entre as propostas o aumento dos gastos da educação para 5,5% do PIB (Produto Interno Bruto) até 2003. Hoje, os gastos são de cerca de 4% do PIB.
Na conferência, foram definadas ontem duas propostas. Uma delas é a fixação de um piso nacional de R$ 300 para os professores, iniciativa apoiada pelo ministro Murílio Hingel, da Educação.
Outra prevê que a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação e o Conselho de Secretários Estaduais de Educação participem das decisões de divisão de verbas do salário-educação (2,5% da folha de pagamento das empresas) distribuído pelo governo.
O repórter PAULO SILVA PINTO viajou a convite da organização do evento.

Texto Anterior: Ar seco e estiagem provocam internações
Próximo Texto: DNER anuncia novo administrador da ponte Rio-Niterói em 15 dias
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.