São Paulo, sábado, 3 de setembro de 1994
Texto Anterior | Índice

Ministro canadense critica EUA

ANTONIO CARLOS SEIDL

O Canadá está preocupado com a atitude ambígua dos EUA sobre a expansão do Nafta (o acordo de livre comércio entre os EUA, Canadá e México) e da integração comercial do hemisfério ocidental.
A declaração é de Roy MacLaren, ministro do Comércio Internacional do Canadá, que encerrou ontem visita ao Brasil.
"Depois de sugerir uma área de comércio livre do Alasca à Terra do Fogo (sul da Argentina), o governo dos EUA parece ter cedido às pressões das forças protecionistas do Congresso", afirmou.
Segundo MacLaren, ao adotarem uma "atitude cautelosa" com relação à admissão do Chile no Nafta, os EUA enviam um "sinal negativo" sobre a entrada dos latino-americanos no Nafta.
Após afirmar que Canadá e México querem o Chile no Nafta, MacLaren disse que, com sua resistência, os EUA estão "fechando a porta do Nafta ao Mercosul".
Diante dessa porta fechada, afirmou, os países do Mercosul buscarão seu próprio espaço econômico, possivelmente erigindo barreiras protecionistas.
Para ele, o perigo é a liberação comercial hemisférica dê lugar a uma mentalidade "eles contra nós".

Texto Anterior: IRA diz que não vai reagir a 'provocações'
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.