São Paulo, domingo, 4 de setembro de 1994
Texto Anterior | Índice

Sexo entre jovens bate castidade na televisão

CAROLINA CHAGAS
DA REPORTAGEM LOCAL

O fim da virgindade antes do casamento venceu a castidade no último "Você Decide", apresentado pela Rede Globo na quinta-feira.
O resultado, 34.948 votos a 34.279, não pode ser apontado como uma goleada e foi considerado um "empate técnico" pela Igreja.
Para psicólogos e psiquiatras, a opinião dos telespectadores, que preferiram que a personagem Gabriela, de 16 anos, transasse com o namorado da mesma idade, reflete o que pensam os jovens.
"Os adolescentes, homens e mulheres, estão preferindo que a primeira vez seja mais afetiva. O jovem hoje é muito ético e preocupado em se entregar a uma relação afetivamente estável", afirma o psiquiatra Mauro Mercadante, 49.
Ele acredita, porém, que, ao contrário dos pais da personagem Gabriela, atualmente existe um diálogo mais aberto em casa.
"Os pais desses jovens têm o mérito da conquista dessa liberdade e, por isso mesmo, tentam ser coerentes com o que conseguiram."
Patricia de Sabrit, 19, que interpretou Gabriela, afirma ter torcido para que ela se entregasse ao namorado. "É bom que os pais de hoje saibam que depois de um envolvimento de seis meses uma menina aos 16 anos tem este tipo de preocupação."
A atriz confessa já ter passado pela situação e se identifica com Gabriela. "Tenho 19 anos, não sou mais inocente, já sofri pressão de namorados e sei o quanto é difícil tomar essa decisão", disse.
Pedro Bricio, 19, que interpretou o namorado de Gabriela, afirma que sua primeira vez, aos 15 anos, também foi com uma namorada, de 17. "Namorávamos havia oito meses e não foi preciso fazer pressão nenhuma. Quando eu disse que queria, ela aceitou sem resistências", afirmou.
A dona-de-casa e membro da Liga das Senhoras Católicas de Vila Clementino, Alaíde Freitas, 59, conta que fez de tudo para o resultado ser o inverso do que foi ao ar. "Coloquei o número do 'não' no automático do meu telefone e fiz ligações sem parar até o final do episódio", contou.
Já o relações-públicas da Curia Metropolitana, Monsenhor Arnaldo, 53, afirmou que o grande número de "nãos" registrado quinta-feira aponta o ressurgimento de relacionamentos mais "autênticos". "O adolescente voltou a crer no amor verdadeiro, exclusivo, permanente e eterno", disse.
A atriz Claudia Abreu, 23, também contribuiu para garantir audiência à Globo na quarta-feira, quando acabou com o dilema "transar ou não transar" de sua personagem Alice na novela "Pátria Minha".
Casada há cinco anos com o ator Guilherme Fontes, Claudia diz se identificar mais com a personagem vivida por Patricia de Sabrit em "Você Decide". Ela também transou pela primeira vez aos 16 anos, com um namorado de muito tempo e pensou muito antes de resolver que tinha chegado a hora. "A primeira vez não é fácil, é bem diferente de aceitar um convite para ir ao cinema", disse.
O psicoterapeuta de adolescentes Rui de Mathis, 42, afirma que atitutes como a de Claudia são cada vez mais comuns nos dias de hoje. "Antes de perder o 'status' de adolescente, os jovens pesam valores afetivos que não eram considerados por seus pais nas décadas de 60, 70", afirmou.

Texto Anterior: Ex-pai-de-santo vai aos EUA e vira lama
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.