São Paulo, domingo, 4 de setembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Economize na compra de fruta e verdura

VERA BUENO DE AZEVEDO
DA REPORTAGEM LOCAL

Saber comprar frutas, legumes e verduras pode trazer uma boa economia ao bolso do consumidor. Sem prejudicar em nada a qualidade de sua alimentação.
A primeira dica é conhecer o "calendário" desses produtos. Assim você pode optar por aqueles que estão em plena safra e, portanto, com oferta maior e preços mais baixos.
Setembro, por exemplo, é época de colheita de alface, almeirão e cenoura, entre outros. É também um bom mês para comer morangos, banana-prata e jabuticaba (ver quadro ao lado).
Por outro lado, evite comprar berinjela, pepino, palmito, uva, figo e goiaba, que estão na entressafra. Além dos preços mais altos, esses produtos têm qualidade alimentar inferior, já que foram congelados ou viajaram quilômetros, vindo de outros Estados.
Mas não é só o período de colheita que interfere no preço das frutas e hortaliças. Fatores climáticos também são importantes. Um mês com frio intenso e várias geadas pode reduzir a oferta e elevar o preço de produtos que estão em plena safra.
Foi o que aconteceu em agosto, por exemplo. O IPC-r de 5,46% foi puxado, principalmente, pela alta de preços dos tubérculos (29,19%), hortaliças (28,82%) e frutas (29,68%). Culpa das geadas ocorridas no período da coleta.
Pesquisar preços também é fundamental. Lembre-se que eles não estão congelados e variam bastante de um supermercado para outro e até mesmo de uma para outra barraca da mesma feira.
Finalmente, formar um grupo de compra pode lhe trazer grande economia. Junte dez famílias, por exemplo, entre amigos, parentes ou vizinhos.
Se a compra for ser feita semanalmente, a cada sete dias vocês podem reunir-se na casa de um integrante do grupo, para escolher os produtos e qual a quantidade a ser adquirida.
A parte mais trabalhosa, que é a compra em si, também pode ser feita através de rodízio. Ou seja, a cada semana fica a cargo de uma família.
O lugar ideal para comprar frutas e verduras em São Paulo é o Ceasa, que vende por atacado e a preços mais baixos. Quanto maior a quantidade, menor o preço.
A distribuição dos produtos pode ser feita na casa do responsável pela compra da semana.

Texto Anterior: À espera de mudança no IR
Próximo Texto: CONHEÇA OS PRODUTOS QUE ESTÃO EM SAFRA
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.