São Paulo, domingo, 4 de setembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

À espera de mudança no IR

DA "AGÊNCIA DINHEIRO VIVO"

O mercado espera, este mês, por mudanças na tributação dos fundos.
Com a regra antiga, as aplicações por períodos muito curtos continuam perdendo por causa do IOF e, agora, com o fim da Ufir diária.
Essas aplicações vão ainda a recolher IR sobre o rendimento integral, em resgate antes do final do mês, já que só há a Ufir mensal. Além disso, há o IPMF de 0,25%.
Os fundos carteira livre com perfil de renda fixa e os de curto prazo estão rendendo 0,15% ao dia. Mas o carteira livre paga IR de 25%, contra 30% do curto prazo.
Como é uma operação informal, o overgold escapa do IOF e rende mais do que os fundos de curto prazo.
São poucos os bancos que fazem overgold, mas se o investidor conseguir a mesma remuneração dos fundos, de 83,3% do CDI, obtém, em três dias, o mesmo que um dia de interbancário, 0,17%, já sem o IR e o IPMF.
Para 30 dias, diversifique nos fundos de renda fixa, DI (os dois lideraram o ranking da renda fixa em agosto), fundos de commodities agressivos e carteira mista.

Texto Anterior: Uma paulada de mestre no consumo
Próximo Texto: Economize na compra de fruta e verdura
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.