São Paulo, domingo, 4 de setembro de 1994
Próximo Texto | Índice

'Truque' de decoração amplia ambientes

ROSANA FERRANTINI MARQUES
FREE-LANCE PARA A FOLHA

Paredes em cores claras e prateleiras em gesso, pequenas cortinas acompanhando janelas, iluminação indireta e até o uso de espelhos.
Estes são alguns dos "truques" usados por profissionais de decoração para tornar aconchegantes e "maiores" as áreas cada vez mais exíguas dos apartamentos novos lançados em São Paulo (veja estudo do Datafolha na pág. 10-13).
As soluções para unidades pequenas exigem também uma dose ainda maior de criatividade na hora de escolher móveis e objetos (veja exemplos na pág. 10-13), que "encolhem" para atender à redução dos espaços.
"Pisos de madeira e carpetes de tons suaves também propiciam sensação de aconchego", dizem a decoradora Clarisse Reade, 45, e o arquiteto Antônio Henrique de Noronha, 48.
Para eles, "não se deve empregar um piso escuro, pois a tendência é que o ambiente pareça menor". Reade e Noronha afirmam que o ideal é tirar proveito da arquitetura, integrando ambientes.
Uma das soluções para pequenas cozinhas é transformar o balcão que separa o living em aparador. Outra idéia usada por decoradores é a abertura da parede, unindo cozinha e sala de jantar.
Se quebrar paredes ou realizar obras simples internas assusta as pessoas, há outras saídas. Quando a intenção é ampliar um determinado ambiente sem profundas alterações, uma das opções é revestir a parede com espelhos.
Na verdade, o que ocorre é apenas uma "ampliação visual", já que esse material dá a impressão de que o ambiente é maior. Isso pode ser feito em salas e até no acabamento de portas de armários. Essa é uma das propostas apontadas pela decoradora Luciana Teperman, 43.
Além desses artifícios há outros, como móveis sob medida, que, coordenados, facilitam a vida dos moradores. "Podem ser camas com gavetas embutidas, sofás dimensionados para acondicionar objetos debaixo das almofadas e estantes com várias finalidades", diz Layde Tuono, 37, decoradora.
Uma iluminação correta também auxilia na sensação de conforto de ambientes pequenos, dizem os decoradores (veja projeto com previsão de orçamento elaborado a pedido de Imóveis na pág. 10-3).
"A luz indireta é recomendada nesses casos, seja através de abajur, luminárias de mesa ou de chão (colunas), arandelas e spots embutidos em sancas, que impedem o surgimento de contrastes na sua difusão", diz Maria Elisa Miranda, 31, arquiteta da Altena Targetti Iluminação.

Próximo Texto: ABCD surpreende com alta venda de novos
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.