São Paulo, domingo, 4 de setembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ABCD surpreende com alta venda de novos

PABLO PEREIRA
DA REDAÇÃO

As regiões ABCD e litoral "salvaram" o mercado imobiliário em julho. Enquanto São Paulo registrou uma queda de movimento em relação a junho, com velocidade de vendas (imóveis vendidos a cada cem oferecidos) de 4,8%, contra os 8% do mês anterior, no ABCD e litoral o movimento do mercado foi inverso.
Estudo mensal de mercado do Datafolha aponta uma velocidade de vendas no ABCD de 8% –junho teve 2,8%– e no litoral, 5,6% –junho teve 2,9% (veja quadro ao lado).
Em balanços anteriores, os índices de vendas das duas regiões acompanhavam a tendência do mercado de São Paulo. Mas essa regra foi alterada, pelo menos nos meses de junho e julho.
Enquanto em São Paulo a venda se mantinha alta na véspera da nova moeda, ABCD e litoral registravam em junho baixos índices de comercialização.
Em julho ocorreu a inversão: foi São Paulo que caiu, contrariando a expectativa de que novo plano econômico provoca transferência de investimentos para o setor.
No ABCD, pelo menos dois empreendimentos da Encol ajudaram a empurrar para cima os mapas de vendas. A empresa lançou os prédios "Spring Park" e "Edifício Lyon" em Santo André, ambos bons de venda.
E foi exatamente Santo André que liderou as vendas no ABCD, seguida por São Bernardo. São Caetano e Diadema não tiveram negócios registrados no mês.
No litoral, que sofre influências sazonais, as férias puxaram as vendas. Julho teve o terceiro melhor resultado do ano, perdendo somente para os meses fortes –janeiro (9,3%) e fevereiro (5,8%).

O balanço é um estudo do mercado de imóveis novos na cidade de São Paulo, ABCD e litoral, baseado no Roteiro de Imóveis e em informações sobre as vendas realizadas no mês de julho, coletadas até o dia 22/08/94, junto a participantes do roteiro. Esse estudo é uma realização do Datafolha, sob a direção dos sociólogos Antônio Manuel Teixeira Mendes e Gustavo Venturi, tendo como assistente de planejamento e análise a estatística Karla Mendes. A coordenação dos trabalhos ficou a cargo de Marlene Peret.

Texto Anterior: 'Truque' de decoração amplia ambientes
Próximo Texto: Estilista francês Olivier Lapidus lança prédio da Edel no Brasil
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.