São Paulo, domingo, 4 de setembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Linhas; Exxon; Céu no Chile

LINHAS
Cinco linhas paralelas, de mais de 400 km cada, foram descobertas por cientistas australianos no sul do país. Elas estão separadas por espaços de 80 km a 100 km. As linhas, invisíveis da superfície, foram detectadas através de dados de satélites. Pesquisadores acham que as linhas podem ser falhas geológicas.

EXXON
O derramamento de óleo do petroleiro Exxon Váldez, em março de 1989, causou estragos no valor de US$ 286,8 milhões, segundo um júri em Anchorage (Alaska). A ação está sendo movida por pescadores, lojistas, propietários de terra e nativos. O valor é mais que o dobro do estimado pela Exxon, mas menor que o original pedido, de US$ 895 milhões.

CÉU NO CHILE
O conselho do ESO (Observatório Austral Europeu) decidiu continuar os trabalhos de construção no Chile de um dos mais ambiciosos conjuntos de telescópios do mundo. A decisão foi tomada apesar de uma família chilena ter afirmado que os telescópios estão sendo construídos em sua propriedade. As duas partes parecem estar chegando a um acordo: astrônomos chilenos poderão ter acesso livre ao observatório.

Texto Anterior: Coragem é o medo que fez suas preces
Próximo Texto: SP cria "fiscal" eletrônico
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.