São Paulo, domingo, 4 de setembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Hospitalidade catalã em novo lugar

JOSIMAR MELO

Há quase dez anos, o catalão Emili Jordana, nascido em Barcelona, abriu seu restaurante no Brasil. Ficava em Curitiba, no Paraná, e se chamava Cantinho Espanhol. Em 1992, a casa se transferiu para São Paulo –em Interlagos, já com o nome Dalí. Com a mulher na cozinha, os filhos na retaguarda, o marido no salão, a família dava mais um passo para cumprir seu objetivo: divulgar por aqui a cozinha e a cultura da Catalunha. Há quinze dias esta saborosa missão mudou para outro endereço: o Dalí reabriu em Moema.
Se alguém duvida que a Catalunha é mais que uma região espanhola (seus habitantes explicam que na verdade é um Estado à parte, com cultura e língua particulares), que vá ao Dalí. Tudo por lá está escrito em catalão, não em espanhol. Mesmo os pratos são nomeados no curioso idioma local. No salão do restaurante ou no bar anexo (El Pirata Catalã), as preciosidades da mesa catalã são farta e apaixonadamente explicadas pelos proprietários.
O pão com tomate (entrada típica), o bacalhau ao forno (ai de quem pensar que é prato meramente português!), a lagosta com chocolate (ingrediente frequentemente associado a carnes na região), as lulas em sua tinta, a paella, o pernil ou paleta de cordeiro assado com allioli, o leitão ao forno, o creme queimado da sobremesa, são amostras da farta e opulenta cozinha da Catalunha.
A paixão dos catalães pela mesa é proverbial, e o Dalí dá uma pequena demonstração disto. Na festa não podem faltar os aperitivos –ou queixaladas– como os camarões no alho, o chorizo (salame), os mexilhões. E os vinhos, que podem ser bebidos no porró, uma jarra com um duto por onde a bebida jorra em direção à boca (enquanto a pontaria ainda está confiável). Para clientes mais convencionais, há vinhos guardados em adega –e quem quiser trazer sua garrafa de casa não precisa pagar a rolha. Hospitalidade catalã.
Dalí. Av. Aratãs, 754, Moema, zona sul. Tel. 241-6727. Terça a sábado: 12h/14h30 e 18h/0h. Domingo: 12h/17h. CC: AE, Credicard e Visa. $$$

Texto Anterior: PANO RÁPIDO
Próximo Texto: Arrisque no café como sobremesa
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.