São Paulo, domingo, 4 de setembro de 1994 |
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Perua Tempra chega em outubro
EDUARDO VIOTTI
A perua SW (station wagon, como são chamadas as peruas em inglês) vai concorrer com Quantum, Royale e Suprema no segmento de utilitários familiares mais caros. O preço final ainda não está definido. Pacifico Paoli, diretor-superintendente da Fiat Automóveis, garante que a versão fica na faixa das concorrentes nacionais, entre R$ 25 mil e R$ 30 mil. A perua é mais parecida com o Tipo 2.0 (também importado) do que com o Tempra nacional. Com o Tipo 2.0 italiano lançado no Brasil no mês passado, a perua compartilha motor, câmbio, pára-choque dianteiro, retrovisores, suspensão dianteira, bancos, volante e acabamento interno. O motor tem duplo comando de válvulas (duas por cilindro), injeção eletrônica com um bico para cada cilindro. Parece o motor argentino que equipa o Tempra nacional, mas é mais evoluído. A versão italiana traz eixo contra-rotante especial para eliminar vibrações. Perde em agilidade de respostas, mas ganha em conforto. Com 109 cv, o motor 2.0 permite que a perua vá de 0 a 100 km/h em 11,6 segundos e atinja 188 km/h, segundo o fabricante. São números satisfatórios para a proposta familiar do veículo. O espaço interno é ponto alto e o conforto é elevado. Dotada de boa forração acústica, a perua oferece baixo nível de ruído interno. O silêncio é favorecido também pela aerodinâmica (capacidade de romper a resistência do ar). O teto, superelevado para obter mais espaço interno, tem tomada de ar especialmente projetada para reduzir o acúmulo de sujeira no vidro traseiro. O acabamento é correto. Dois pontos chamam a atenção: a forração das portas é em veludo cinza, pobre, e a o painel é exclusivamente digital. Painel digital lembra videogame. É bom para mostrar para os outros e para as crianças. Para guiar, o melhor é ainda o velho sistema por ponteiros. Com barras de proteção nas portas, freios a disco nas quatro rodas (antiblocante ABS opcional), airbag (saco de ar que se infla em caso de colisão) opcional para motorista, a perua oferece pacote de segurança superior às concorrentes. Solução inteligente é a tampa traseira dividida em duas. A parte inferior, mais curta, serve de prolongamento do piso, quando aberta. Facilita a colocação de caixas. A parte superior fica bem mais leve. Na maioria dos casos de uso do compartimento de bagagens, só se usa a tampa superior. Texto Anterior: Fiesta foi mostrado quarta ao presidente; Fiat garante prazo de entrega para o Mille; Preço do Fusca baixa em US$ 500 Próximo Texto: Subaru traz novo Legacy remodelado Índice |
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