São Paulo, domingo, 4 de setembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Uno Turbo tem mais desempenho na pista

LUCIANO SOMENZARI
ENVIADO ESPECIAL A GOIÂNIA

É no campeontato de Fórmula Uno, categoria turbinada, em que a velocidade máxima pode chegar a 210 km/h, que o pequeno carro da Fiat mostra seu desempenho.
Na categoria com carros de motor aspirado (em que não há a turbina), disputada à parte, a velocidade máxima chega a 178 km/h.
O motor dos aspirados é o mesmo do Uno 1.6R. Tem compressão mais alta para aumentar a potência, que chega a 116 cv, 24 cv a mais do que a original.
Veículos avaliou um carro da categoria turbinada no autódromo Ayrton Senna, em Goiânia (GO).
Assim como o Uno Turbo de rua, o de competição faz o piloto "grudar" no banco quando o conta-giros registra ultrapassagem das 3.000 rotações, momento em que é acionado o turbocompressor.
O motor a gasolina de 118 cv de potência e 1.373 cc é o mesmo de série. O Turbo de competição parte da imobilidade e vai até os 100 km/h em apenas 6 segundos (contra 8,8 s do modelo de série).
No Turbo de rua, com peso de 975 kg, a velocidade máxima chega a 195 km/h.
Bem mais leve, pesando cerca de 750 kg, o carro de competição chega aos 210 km/h. Para perder esse peso, o interior do carro é completamente "depenado".
Na cabine, só há o banco do piloto e o painel com poucos instrumentos. Toda a parte interna é envolvida por um chassi tubular que protege contra capotagens.
Com suspensão recalibrada (mais rígida), o Uno "agarra-se" ao solo nas curvas.
"A excelente estabilidade é um dos diferenciais entre o carro preparado para competição e o de rua", explica o piloto de Fórmula Uno Fábio Sotto Mayor.
Os pneus, mais largos, também são especiais para competição. O aro é de 13 polegadas, uma a menos que na roda original.
Apesar da suspensão rígida, pilotar o Turbo não é desconfortável. O banco é revestido por uma grossa camada de espuma, o que diminui as vibrações.

Texto Anterior: Petrobrás lança óleo para motocicletas; Fiat aluga carro para quem ficar na oficina; Honda reduz preço de peça de importado; Salão de Berlim terá carro brasileiro; Motos ganham alarme de controle remoto; Lojas Bike Tech têm nova linha de óculos; Curso ensina como gerenciar a frota; Caraigá faz plantão em 7 de setembro
Próximo Texto: Uno CS vence Corsa GL em desempenho
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.