São Paulo, domingo, 4 de setembro de 1994
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Uno CS vence Corsa GL em desempenho

DA REPORTAGEM LOCAL

Veículos comparou o Corsa GL 1.4 EFI e o Uno CS 1.5 i.e. (ambos duas portas).
Os carros são concorrentes diretos e têm preços próximos. A partir da segunda quinzena deste mês o Gol entra nessa briga, remodelado e também com injeção eletrônica.
O Uno custa cerca de R$ 12,80 mil e o Corsa R$ 11,95 mil (sem incluir frete e opcionais).
As versões mais luxuosas dos dois carros têm preço de R$ 5.000 acima das respectivas versões "populares".
As diferenças entre os modelos são duas: o Corsa é mais atraente visualmente. O Uno é muito mais veloz e tem melhor dirigibilidade.
Os números do teste indicam a diferença no desempenho. O Uno atingiu 166,3 km/h, contra 155,2 km/h do Corsa.
Na aceleração, a diferença é grande também: o Uno 1.5 leva 12,1 segundos para atingir os 100 km/h, enquanto o Corsa 1.4 demora 15 segundos.
O Uno tem 67,3 cv de potência contra 60 cv do rival.
Acesso, espaço interno, volume de porta-malas, facilidade de manobra e posição de dirigir são outros pontos altos do Uno.
O Corsa tem maior apelo emocional e é novidade, mas seu desempenho é ainda mais decepcionante com o esperado motor 1.4.
Tem projeto atual, design moderno e atraente, melhor acabamento, ergonomia, é mais macio e oferece mais conforto.
O modelo da Fiat tem como opção a versão com quatro portas –ainda não disponível no Corsa.
O Uno vem equipado de fábrica com pneus mais largos (165/70). Isso ajuda na estabilidade.
O Corsa GL tem pneus estreitos (145 R13, de série), iguais aos do Wind. Eles o tornam mais difícil de controlar em alta velocidade.
A quinta marcha do Corsa tem relação muito longa, que favorece a economia, mas prejudica o desempenho em alta velocidade.
A prova de retomada de velocidade, feita em última marcha, mostra a preocupação com economia da quinta marcha do Corsa 1.4. Ele demorou 30,4 segundos para ir de 40 km/h a 100 km/h, enquanto o Uno 1.5 levou 20,8 s.
Em consumo, o Uno CS surpreendeu. O carro da Fiat praticamente empatou com o Corsa GL (veja quadro abaixo com os números do teste completo).
Os dois modelos mostraram elevado nível de ruído interno em rotações mais elevadas. O ruído das suspensões também é bem alto.
Outro surpresa do Uno CS 1.5 i.e. é o novo câmbio. Acionado por varões na parte superior da caixa, apresentou engates bem mais suaves e precisos que o anterior, calcanhar-de-aquiles dos Uno.
Com volante de diâmetro grande demais, a direção do Corsa é mais macia em manobras. Em visão para manobrar, o Corsa perde.

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