São Paulo, quinta-feira, 8 de setembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CPTM recupera trem e reforça a segurança

MARCELA MATOS
DA FT

A partir da próxima semana começa a circular o primeiro trem reformado pela CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), que transporta por dia 1,3 milhão de pessoas. O novo trem vai ser apresentado à população amanhã.
Dez cabines da PM vão ser instaladas nas estações onde há maior número de assaltos e acidentes. Em 93, morreu em média uma pessoa por dia nos trens que circulam na Grande São Paulo. A maioria das mortes foi por queda ou atropelamento.
A CPTM vai anunciar amanhã também a contratação de 220 seguranças para atuar dentro dos trens, evitando depredações. Atualmente, são 350 seguranças na região leste. Para recuperar os trens depredados, a CPTM gasta US$ 200 mil por mês.
O novo trem vai fazer a linha leste, que liga a estação Roosevelt (região central) à cidade de Mogi das Cruzes, passando por vários bairros da zona leste.
O projeto da CPTM prevê a recuperação de 59 trens –um terço da frota que estava fora de circulação, segundo o presidente da CPTM, Frederico Bussinger, 44. A reforma de cada trem custa US$ 2 milhões.
Além de reforçar a segurança, a CPTM está implantando a "Operação Portas Fechadas". "Até o começo de 95, todos os trens devem estar rodando com as portas fechadas. Vamos diminuir o número de mortes", disse Bussinger.
Na última pesquisa da ANTP (Associação Nacional dos Transportes Públicos), feita em julho, os trens de subúrbio receberam nota menos setenta pontos, numa escala que variava de menos cem até cem pontos positivos.(Marcela Matos)

Texto Anterior: Administração cerca árvore
Próximo Texto: Falta de água incomoda moradores há 46 anos
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.