São Paulo, quinta-feira, 8 de setembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FIA recua e absolve Benetton e McLaren

ANDRÉ LAHOZ
DE PARIS

A FIA (Federação Internacional de Automobilismo) decidiu ontem absolver as equipes Benetton e McLaren, adotando uma posição qualificada como política.
A Benetton era acusada de retirar um filtro de proteção do tanque de gasolina para realizar uma parada nos boxes mais rápida (o que teria gerado o incêndio no carro de Jos Verstappen no GP da Alemanha) e a McLaren, de se valer de equipamentos eletrônicos não mais permitidos no esporte.
As equipes poderiam vir a ser excluídas do campeonato de 1994.
O próprio presidente da FIA, Max Mosley, afirmou que essa seria a pena caso a intenção de burlar a regra fosse comprovada.
A Benetton disse que havia retirado o filtro de gasolina após ver uma carta da empresa Intertechnique, fabricante do equipamento, permitindo a uma outra escuderia (a Larrousse) a retirada do filtro.
Após ver essa carta, um "empregado júnior" havia tomado a decisão de tirar a peça "sem consultar o diretor da escuderia", pensando se tratar de atitude legal.
"A Benetton teve a chance de recolocar o filtro após a corrida e não o fez, o que nos mostra que realmente não houve a intenção de fraude", disse Mosley.
A McLaren também foi absolvida por "não ter havido intenção de fugir do regulamento".
A escuderia estava com um equipamento eletrônico de controle de velocidade não permitido no carro porque "estava convencida que esse equipamento poderia ser utilizado legalmente". A FIA manteve a multa de US$ 100 mil pelo fato de a McLaren ter demorado para fornecer as senhas de acesso aos computadores.

Texto Anterior: Borges fica em terceiro na final dos 100m livre
Próximo Texto: Equipe se envolveu em 3 casos
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.