São Paulo, quinta-feira, 8 de setembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Charles aparece nu em jornal alemão

SÉRGIO MALBERGIER
DE LONDRES

Uma foto do príncipe Charles nu foi publicada ontem na primeira página do jornal sensacionalista alemão "Bild Zeitung". Charles, 45, herdeiro do trono britânico, ficou furioso com a foto e pode abrir processo contra o jornal.
A foto mostra Charles em seu quarto num castelo na França onde está passando férias. Ele está nu, com uma toalha no ombro direito cobrindo parcialmente sua virilha.
Uma foto semelhante vai aparecer hoje nas páginas centrais da revista francesa "Paris Match".
Jornalistas que viram as duas publicações afirmam que a toalha e a granulação da foto (tirada a grande distância) impede uma visão perfeita do corpo do príncipe.
Mas elas foram consideradas as mais intrusivas numa série de fotos escandalosas da família real.
"Nós achamos totalmente injustificado que alguém sofra este tipo de intrusão. Estamos estudando o que vamos fazer e nada foi descartado ainda", disse um porta-voz do príncipe.
O "Bild" não circula regularmente no Reino Unido, mas hoje haverá exemplares nas bancas.
Já a "Paris Match" é distribuída no país e alguns distribuidores estavam consultando seus advogados para saber se há algum problema legal com a foto.
A foto foi tirada em um castelo em Barroux (sul da França) pertencente à sogra do negociante de arte Oliver Hoare, amigo do príncipe, que foi alvo de trotes passados dos telefones da princesa Diana, separada de Charles.
Fotos indiscretas de Charles no mesmo local foram tiradas há dois anos e o príncipe havia sido alertado desta vez da presença de fotógrafos "paparazzi" na região.
Paul Martin, vice-editor do "Bild", disse à rádio BBC que a foto de Charles foi oferecida ao jornal anteontem "por um preço surpreendentemente baixo" e que o jornal "não teve nenhuma dúvida" em usá-la após consultar seu departamento jurídico.
Martin disse ainda que Charles devia se orgulhar da foto. "Pode-se compará-lo a (escultura) Davi de Michelangelo. É um corpo totalmente perfeito", disse ele.
Com a manchete "Charles nu", o "Bild" classificou o corpo do príncipe de "robusto como uma estátua grega". Martin disse que o jornal recebeu ligações de leitores elogiando a foto.
O "Bild" não quis dizer quanto pagou pela foto, mas jornais britânicos disseram ontem que a "Paris Match" pagou US$ 46 mil.
O código de ética da imprensa proíbe uso de fotos de pessoas em propriedade privada tiradas com lentes de longo alcance, a não ser que sejam do interesse do público.
Rainha
Uma comissão do Parlamento britânico criticou ontem a forma de prestação de contas dos US$ 30 milhões dados pelo governo para a rainha Elizabeth 2ª administrar seus palácios no ano passado.
O comitê diz que o dinheiro arrecadado com a abertura do palácio de Buckingham a turistas ano passado, que deveria ser usado exclusivamente na restauração do palácio de Windsor, foi gasto em outras despesas.

Texto Anterior: EUA explicam como vai ser o ataque no Haiti
Próximo Texto: Transparência ; Topless ; Ginástica ; Segredo
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.