São Paulo, sábado, 10 de setembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SP e Canadá fazem troca de tecnologia antipoluição

DANIELA FALCÃO
DA REPORTAGEM LOCAL

Com medidas simples e baratas, a cidade de Toronto (Canadá) pretende diminuir 20% a poluição causada por carros até o ano 2000.
Segundo Arthur Stevenson, "city-manager" (administrador-geral) de Toronto, São Paulo pode obter resultados semelhantes se começar a adotar as medidas já.
O canadense está em São Paulo desde 5 de setembro mantendo contatos com diversos setores do governo municipal para incrementar o intercâmbio entre São Paulo e Toronto. Desde 86, as duas são consideradas "cidades-irmãs".
Na visita deste ano, a maior novidade foi o acordo de cooperação firmado com a Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente, que prevê o repasse da tecnologia de controle de poluição causada por veículos existente em Toronto.
Segundo Stevenson, o primeiro passo para diminuir a poluição causada por carros é dificultar o acesso de veículos ao centro.
"Em Toronto, encorajamos as pessoas a usar cada vez mais ônibus e metrô. No centro, diminuímos os locais para estacionamento e os que existem são caros, forçando as pessoas a andar mais a pé."
A diretora do Depave (Departamento de Parques e Áreas Verdes), Vera Lúcia Bononi, afirmou que a Secretaria do Verde pretende repetir em São Paulo a experiência canadense, "fazendo as modificações necessárias".
Stevenson disse que o controle dos poluentes emitidos por carros tem sido mais rigoroso. "Motores desregulados poluem muito mais do que um carro conservado."
Outra medida que o governo canadense vem tomando é aplicar a maior parte das verbas na ampliação da rede de trens e metrô e na melhoria da qualidade dos ônibus, em vez de construir rodovias.
"Sei que a situação de São Paulo é muito mais complexa. Mas as medidas que estamos adotando servem para cidades de todas as dimensões, não custam caro e têm resultado rápido", diz Stevenson.
"Se houver determinação do governo, São Paulo entrará no ano 2000 com índices de poluição bem mais baixos."(Daniela Falcão)

Texto Anterior: Acusado por sequestro nega ter recebido resgate
Próximo Texto: Temperatura cai abaixo de zero na região Sul
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.