São Paulo, terça-feira, 13 de setembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

BC ajuda banco pequeno em dificuldades

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O Banco Central aliviou ontem a situação das instituições financeiras de pequeno porte que enfrentam dificuldades desde a queda da inflação.
A medida reduziu o recolhimento compulsório ao BC de depósitos a prazo (CDBs e outras aplicações). O BC criou uma faixa de R$ 10 milhões isenta do compulsório de 30%.
Os bancos precisarão recolher 30% dos recursos em depósitos a prazo que excedam R$ 10 milhões.
Segundo o BC, 30% dos bancos ficarão isentos do compulsório. A previsão de queda no recolhimento é de 5% –não afetando o controle da quantidade de moeda na economia.
O recolhimento sobre depósitos a prazo foi criado pelo BC em julho, para dar menor liberdade aos bancos de oferecer crédito e, dessa forma, controlar o consumo e o crescimento do volume de dinheiro em circulação.
Junto com a MP (medida provisória) do real, o governo elevou de zero para 20% o recolhimento sobre os recursos adicionados a partir de julho nos depósitos a prazo.
Em agosto, o arrocho foi intensificado. O percentual subiu para 30% e passou a incidir sobre o total dos depósitos e não mais sobre o adicional a partir de julho.
Esse arrocho comprometeu a saúde financeira de uma série de pequenos bancos e corretoras.

Texto Anterior: Indústria descarta abrir novas vagas ainda este ano
Próximo Texto: BC decide segurar cotação do dólar
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.