São Paulo, terça-feira, 13 de setembro de 1994
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"Queremos convicção na escolha"

CARLOS FELÍCIO VANNI
ESPECIAL PARA A FOLHA

A Unesp entende o vestibular como uma oportunidade ímpar para integrar os objetivos da universidade àqueles desenvolvidos pelo sistema de ensino de primeiro e segundo graus.
Esta visão gera princípios, que definem tanto o perfil do "candidato ideal" como o modelo de vestibular e tipos de provas.
A Unesp procura selecionar candidatos capazes de compreender e articular idéias de modo coerente, que se expressem com clareza e conheçam o conteúdo das disciplinas de primeiro e segundo graus.
O modelo prevê a realização das provas em uma única etapa de três dias, de modo a permitir a avaliação global do desempenho dos candidatos nas três provas aplicadas. Nelas combinam-se questões objetivas, em forma de testes de múltipla escolha, e questões analítico-expositivas e dissertativas.
A classificação dos candidatos privilegia a primeira opção de curso, pois a Unesp quer matricular aqueles que tenham convicção da escolha profissional. A fim de subsidiar esse processo, foi previamente distribuído nas escolas de primeiro e segundo graus o "Guia de Profissões".
O modelo de vestibular da Unesp vem se aprimorando ao longo dos anos. Ocorreram alterações que contribuíram para o aperfeiçoamento do modelo que se revelou adequado para a seleção dos melhores talentos para a universidade. A utilização de um modelo consagrado permite à Unesp incluir no "Manual do Candidato" as provas do vestibular do ano anterior.
Esta é uma referência importante para a preparação do candidato. Ele pode verificar, por exemplo, que a Unesp não divulga relação de obras literárias para leitura –as questões são formuladas de modo a avaliar não informações específicas sobre determinadas obras ou autores, mas o conjunto da produção literária mais significativa de Portugal e do Brasil.
Durante todo o ano, como parte do processo de vestibular, a Unesp analisa os resultados obtidos em cada prova, tanto quantitativa como qualitativamente. Esse balanço é encaminhado e discutido com os elaboradores, revisores e corretores de cada disciplina.
Essa é uma importante dimensão do processo: o vestibular de cada ano não se conclui com a classificação e chamadas dos candidatos para matrícula. É necessário o exame dos resultados, para realimentar o processo nos vestibulares subsequentes.
Para o vestibular de 1995, as provas serão as seguintes:
Prova de conhecimentos gerais: constará de 70 questões, sob a forma de testes de mútlipla escolha. Abrange questões de matemática, biologia, geografia, física, história, química e língua estrangeira (inglês ou francês) e é comum a todos os candidatos. Tem peso 1.
Prova de conhecimentos específicos: com 32 questões analítico-expositivas e tem peso 2. As disciplinas desta prova variam conforme a área de opção: biológicas (biologia, química, física e matemática), exatas (matemática, física e química) e humanidades (história, geografia e língua portuguesa).
Prova de língua portuguesa: constará de dez questões e uma redação. Será sob a forma discursiva, comum a todos os candidatos e terá caráter eliminatório, exigindo-se nota mínima 3. Tem peso 2.
Provas específicas (de habilidades), feita pelos candidatos que tenham optado por arquitetura e urbanismo, desenho industrial, artes plásticas, educação artística, educação física e música.

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