São Paulo, terça-feira, 13 de setembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Edu Lobo acusa grupo japonês

RICARDO CALIL
DA REDAÇÃO

Edu Lobo pode ser considerado um compositor privilegiado. Na recente coletânea "Multidirection", de grupos japoneses de "acid jazz", ele diz ter encontrado duas músicas de sua autoria.
A primeira delas, "Upa Neguinho", registrada com seu nome e compositor originais.
A segunda, "Ponteio" (1967), escondida no meio de uma canção rebatizada de "Beatitude", assinada pelos compositores Tsukasa Yamaguchi, Eiji Takehana e Yasuhiro Nara e interpretada pelos Jazz Brothers. "São os irmãos que eu nunca queria conhecer", afirma.
O compositor descobriu a "homenagem" depois de ler na coluna "Avante", de Zeca Camargo, publicada na "Ilustrada" no dia 10 de maio deste ano, que japoneses estavam sampleando seus temas.
Ele decidiu, então, encomendar uma cópia do CD em Londres. "Eles pensam que, porque estão no Japão, nunca vamos ficar sabendo", diz.
O advogado de Edu Lobo, Costa Netto, vai notificar a gravadora japonesa para que ela ofereça um acordo financeiro.
Segundo Costa Netto, o compositor brasileiro tem direito a um percentual a ser definido sobre as vendagens, outro sobre as execuções em rádios e casas noturnas (danos patrimoniais), além de ser ressarcido por danos morais.
O advogado ainda colhe dados para chegar a um valor final. Se não for possível um acordo, será tomado o caminho judicial.
Segundo Edu Lobo, esta não é a primeira vez que enfrenta um problema de plágio. Já ganhou uma ação contra um compositor francês. Apesar da quantia irrisória levantada nesse caso, o compositor afirma que vale a pena voltar aos tribunais. "Tem que ir até o fim para que isso não se repita."
Nelson Ned
Neste ano, o cantor Nelson Ned ganhou na 6ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Rio uma ação contra a Sony e o grupo francês Gipsy Kings pelo plágio da música "Tudo Passará". No processo, a Sony negou a tentativa de plágio. Ainda deve ser arbitrado o valor final da indenização. (RC)

Texto Anterior: Walter Franco processa Dorsay
Próximo Texto: Mario Gruber ganha processo contra galeria
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.