São Paulo, quarta-feira, 14 de setembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Procuradoria investiga obra de Fleury no Tietê

DA REPORTAGEM LOCAL

A Procuradoria Geral de Justiça do Estado vai abrir inquérito civil para investigar denúncia de superfaturamento nas obras para retirada de lama do rio Tietê, um dos itens do projeto de recuperação do rio.
O "Diário Oficial" do Estado publica hoje despacho do procurador-geral, José Emanuel Burle Filho, determinando a abertura de procedimento preparatório de inquérito civil, primeiro passo para o início das investigações.
A decisão da procuradoria foi tomada em função de reportagens publicadas pela Folha em abril e agosto de 93.
Em tabelas produzidas por engenheiros e técnicos do TCE (Tribunal de Contas do Estado), a diferença de preços é revelada através da comparação dos valores praticados em contratos feitos no governo Quércia, em 1990, e na gestão de Luiz Antônio Fleury Filho.
Na obra de 1990, o custo do serviço por metro cúbico de lama retirada foi de US$ 42,31. Na obra de Fleury, o custo sobe para US$ 92,22, uma diferença de 117%.
Procurado ontem em seu gabinete para comentar a abertura de investigação, o secretário de Planejamento, José Fernando Boucinhas, coordenador do Projeto Tietê, não foi localizado.
Segundo sua secretária, que se identificou como Vera, ele retornaria as três ligações da Folha, o que não ocorreu. O governador Fleury está na Inglaterra.
Além da procuradoria, o TCE também investiga denúncias de fraudes nas medições de volume de lama que o governo diz ter retirado do Tietê. A retirada de lama visa diminuir o efeito das enchentes na cidade.

Texto Anterior: Para Bacha, acordo só beneficia os "oligopólios" e "monopólios"
Próximo Texto: Jornalista é condenado por injúria no Pará
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.