São Paulo, quarta-feira, de dezembro de
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Encontro revela novas causas de hipertensão

JULIO ABRAMCZYK
ENVIADO ESPECIAL A BERLIM

Novos conceitos sobre hipertensão arterial surgiram no 12º Congresso Mundial de Cardiologia, que encerrou-se ontem em Berlim.
Cientistas disseram que uma substância chamada endotelina, produzida pela parede interna dos vasos sanguíneos, pode ser causa do aumento da pressão nas artérias que levam sangue do coração ao pulmão, onde recebe oxigênio.
A endotelina, disseram os pesquisadores, pode provocar a morte de pessoas jovens devido a uma congestão pulmonar, decorrente do aumento da pressão arterial.
Outro avanço relatado foi a descoberta de que o colesterol em níveis altos não apenas facilita o surgimento de placas de gorduras no interior das artérias, mas também se adere ao vaso e faz com que ele se contraia.
Uma cientista do Instituto de Estudos Sanitários de Barcelona, Espanha, disse que uma mulher que fuma 25 cigarros por dia tem um risco cinco vezes e meia maior de sofrer uma parada cardiorrespiratória do que uma não-fumante.

Texto Anterior: Cientistas acham gene de câncer de mama
Próximo Texto: Cometa não deve atingir a Terra, diz físico
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.