São Paulo, quinta-feira, 15 de setembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TSE tem material de senadores

LUCIO VAZ
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

Pelo menos 15 outros senadores e deputados, além do senador Humberto Lucena (PMDB-PB), imprimiram calendários e cadernos na gráfica do Senado Federal.
O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) já tem cópias de cadernos e calendários de oito parlamentares. A liderança do PT na Câmara recebeu ontem material de mais seis parlamentares.
O 1º secretário do Senado, Júlio Campos (PFL-MS), disse ontem que a impressão de calendários "é uma tradição na Casa, desde que não tenha fins políticos e não ultrapasse a cota".
Cada senador tem direito a uma cota de R$ 4,1 mil por ano para imprimir o material que desejar, disse. Os líderes e os membros da Mesa Diretora têm cota em dobro.
A maioria dos calendários já identificados são do ano de 94 e foi impressa em novembro e dezembro de 93, como os de Lucena.
A gráfica não informou a data de impressão dos cadernos com fotografias de parlamentares.
Depende dos procuradores eleitorais estaduais abertura de processos pedindo impugnação das candidaturas dos parlamentares que usaram irregularmente a gráfica.
Alexandre Costa
Entre o material recebido pelo PT, o que mais se caracteriza como peça de propaganda eleitoral é o caderno impresso pelo senador Alexandre Costa (PFL-MA), candidato à reeleição.
Na contra-capa do caderno aparece a fotografia da deputada Roseana Sarney (PFL-MA), candidata ao governo apoiada por Costa. Na parte interna está o nome do ex-governador Edison Lobão (PFL), outro candidato ao Senado.
Texto publicado no caderno diz: "Como ministro, Alexandre Costa ajudou o Maranhão inteiro. Como senador, a força moral, o trabalho e o espírito de luta consagram uma representação sadia que deve continuar honrando o Maranhão".
A liderança do PT na Câmara divulgou ontem uma instrução do Senado que regulamenta a impressão de trabalhos para os parlamentares. Segundo a instrução, não seriam feitas encomendas para fins eleitorais e de interesse individual.

Texto Anterior: Senado decide fazer defesa de Lucena
Próximo Texto: Movimento quer cassar Maranhão
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.