São Paulo, quinta-feira, 15 de setembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Diretor interino do Masp quer conciliação

DANIEL PIZA
DA REPORTAGEM LOCAL

O diretor-presidente interino do Masp (Museu de Arte de São Paulo), ex-governador Roberto de Abreu Sodré, disse em entrevista à Folha anteontem que vai "buscar a conciliação" de todas as facções do museu.
Mas Sodré deixou claro que essa conciliação não seria tão abrangente assim. Mais exatamente, não passaria por José Mindlin, que presidia a diretoria deposta. "Mindlin não é um nome de conciliação. Ele é a discórdia."
A Justiça decidiu na última sexta-feira a deposição de toda a diretoria do Masp.
Mindlin foi eleito em 19 de abril deste ano depois de uma crise que foi disparada pela saída do conservador-chefe Fábio Magalhães e culminou na renúncia da diretoria anterior (leia texto abaixo).
Em 17 de maio, dois sócios do Masp, Mário Pimenta Camargo e Paulo José da Costa, entraram com ação para anulação da assembléia que elegeu Mindlin, agora decretada pelo juiz José Zoega Coelho, da 37ª Vara Cível de São Paulo.
O juiz apontou três irregularidades na assembléia de 19 de abril: a convocação dela não dizia que seu objetivo seria a eleição da nova diretoria; alguns sócios representaram dois ou mais colegas; e diretores se auto-indicaram para a chapa, em vez de ser indicados.
A primeira contraria a lei das sociedades anônimas; as outras duas, o estatuto do museu.
A diretoria deposta tem o direito de recorrer da decisão em até 15 dias. O recurso demora, em média, ao menos um ano para ser julgado pelo Tribunal de Justiça. Mas como o juiz também deu sentença favorável à ação cautelar (de suspensão dos efeitos da assembléia) proposta por Camargo e Costa, a diretoria tem de se retirar.
José Mindlin e Fábio Magalhães, procurados pela Folha anteontem e ontem, não retornaram as ligações telefônicas.
Sodré diz que vai tentar fazer um acordo para que o recurso não seja proposto, para que nova eleição seja feita em breve e com chapa única. "Falo como eleitor, como sócio do museu. O Masp é mais importante do que as brigas."
Chapa encabeçada por quem, Sodré não diz. "Eu não pretendo me candidatar, a não ser que insistam", acrescenta.

Texto Anterior: Fred e Rita dançam Cole Porter em "Ao Compasso do Amor"
Próximo Texto: Concurso Smirnoff premia moda em vez de Carnaval
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.