São Paulo, quinta-feira, 15 de setembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Culinária tem origem indígena

ANA MARIA GUARIGLIA
FREE-LANCE PARA A FOLHA

Belém apresenta pratos típicos curiosos, herança de sua origem indígena. O mais conhecido é o pato no tucupi, preparado com um caldo feito de mandioca e de folhas de jambu.
O tucupi tem um sabor forte e irresistível. Serve de complemento para a preparação de outros pratos, à base de peixe e porco.
A maniçoba é feita de folha da mandioca fervida durante três dias para retirar o veneno da folha. Quando pronto, o caldo recebe vários tipos de carnes, como porco, charque, chouriço e mocotó.
Uma das mais típicas e conhecidas bebidas da região é o tacacá, preparada com tucupi, camarão, jambu, sal, pimenta e tapioca (fécula extraída da mandioca).
O tacacá é servido em cuias nas esquinas e nos mercados, em tabuleiros cobertos de pano branco para conservar o calor da bebida.
Os paraenses costumam tomar o tacacá à tarde. O tabuleiro mais conhecido da cidade fica na avenida Nazaré, ao lado do colégio com o mesmo nome. Custa R$ 2,00.
Belém é cercada pelo mar e por rios. Os pratos à base de peixe são a atração principal da gastronomia. O pirarucu ao leite de côco e a caldeirada mista são um desafio ao mais exigente "gourmet".
O caranguejo está em quase todos os pratos da região: ao natural ou em casquinha com farinha, à vinagrete, em saladas ou ainda em tortas.
Para complementar as refeições, a opção são os sucos ou os sorvetes de frutas, como açaí, bacuri, graviola, cupuaçu, acerola, taperebá, castanha-do-pará e uxi.(AMG)

Texto Anterior: "Tour" histórico é o melhor de Belém
Próximo Texto: Festas religiosas culminam com Círio de Nazaré no PA
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.