São Paulo, quinta-feira, 15 de setembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Festas religiosas culminam com Círio de Nazaré no PA

ANA MARIA GUARIGLIA
FREE-LANCE PARA A FOLHA

A maior festa de Belém é a do Círio de Nazaré, que se realiza no segundo domingo de outubro. Reúne anualmente mais de 1 milhão de pessoas.
O evento é a maior expressão da cristandade paraense e mobiliza a população e os turistas, que se deslocam em procissão pelas ruas, disputando o "privilégio" de segurar a corda que circunda a Virgem de Nazaré.
Na Amazônia, seu culto se deve à influência dos padres jesuítas. No Pará, ela passou a ser venerada em 1700, com a festa do Círio sendo instituída em 1793.
Por seu caráter entusiástico, a festa já foi definida como o "Natal dos paraenses", também em razão do clima de fraternidade que se estabelece na cidade.
A procissão se inicia na catedral da Sé, passando pelo bulevar Castilhos França e avenida Presidente Vargas. Termina na avenida Nazaré, uma das principais da cidade.
Ela percorre as ruas tendo os homens à esquerda da corda que segura a Virgem e as mulheres à direita.
Durante o trajeto de quase cinco quilômetros, com mais de cinco horas de duração, bandas militares executam hinos sacros enquanto sermões com temas bíblicos se propagam por um sistema de som.
Na avenida Nazaré, o altar na praça Santuário recebe a chegada do Círio com fogos de artifício, missa e pagamento das promessas.
A festa de São Benedito, em Bragança, na região do Salgado, inicia-se no mês de maio com a peregrinação da imagem do santo.
A romaria conduz a imagem pelas ruas ao som de rabecas, violinos, cuícas e tambores.
As mulheres saem descalças, vestidas de saias vermelhas e blusas brancas. Os homens, também de branco, usam braçadeiras vermelhas.
Outro evento curioso é a quadra junina, realizada em 24 de junho nos bairros periféricos de Belém, como Pedreira, Umarizam, Entrocamento e Coaraci.
A quadra apresenta roupas e comidas típicas, além de enormes fogueiras montadas para comemorar a ocasião.(Ana Maria Guariglia)

Texto Anterior: Culinária tem origem indígena
Próximo Texto: Diárias saem por até R$ 200,00
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.