São Paulo, quinta-feira, 15 de setembro de 1994
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Marketing privilegia passageiro

SIMONE GALIB
DA REPORTAGEM LOCAL

Boa parte do sucesso da TAM –atualmente é a líder com 54% de participação, voando a 54 cidades– não se deve a nenhuma estratégia mirambolante, mas a gestos, às vezes pequenos, do presidente em relação a seus clientes.
É um marketing muito peculiar, mas de resultados. Chova ou faça sol, Rolim vai diariamente às 6h da manhã ao aeroporto, estende um tapete vermelho na entrada do avião e cumprimenta um por um.
"Qualquer problema ligue para o presidente", costuma dizer, entregando o seu cartão. Os funcionários também são incentivados a entrar nessa política.
Recentemente, Rolim premiou um piloto que sacou seu talão de cheques e mandou comprar uísque para um passageiro de um vôo retido em Viracopos. Também foi premiada a telefonista que contratou por conta própria um táxi aéreo para levar uma peça de reposição retida no almoxarifado.
Além dessas medidas, a empresa sempre arrisca um serviço diferenciado, como por exemplo bufê de boas-vindas e música ao vivo na sala de embarque. No último dia 2, inaugurou uma nova sala em Congonhas com piano eletrônico. Em breve, a sala recebe um telefone vermelho que será conectado ao serviço "fale com o presidente". O comandante Rolim não brinca em serviço.(SGa)
TAM: Faturamento em 93: US$ 200 milhões. Frota e idade média dos aviões: Fokker-100 (um ano), Fokker-27 (15 anos) e Caravan (dois anos). Número de representantes: 54.

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