São Paulo, sexta-feira, 16 de setembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Folha e Cultura definem debate hoje

DA REDAÇÃO E DA SUCURSAL DO RIO

A Folha e a Rede Cultura reúnem-se hoje com os assessores dos candidatos a presidente para definir a realização do último debate da corrida presidencial antes do primeiro turno. A reunião será às 10h, na Cultura, em São Paulo.
A proposta dos dois veículos é que o debate seja dividido em duas datas. Os quatro primeiros colocados na pesquisa Datafolha debateriam em 26 de setembro, e os demais no dia 25 –sempre às 21h30.
As assessorias de todos os candidatos foram convidadas para a reunião. Apenas o assessor do PSDB, Fernando Guedes, disse que não participará, alegando compromissos em Brasília.
Primeiro colocado nas pesquisas, Fernando Henrique Cardoso não tem intenção de debater. O tucano tem usado como pretexto para fugir aos debates a exigência de que eles sejam promovidos por um "pool" de todas as emissoras de TV e sejam levados ao ar em horário nobre. As emissoras já disseram que não farão "pool".
A Folha e a Rede Cultura estão negociando com as assessorias dos candidatos desde 14 de junho, quando foi feita a primeira reunião. Em 25 de julho, todos os assessores presentes –inclusive o do PSDB– concordaram com a proposta de debate dos organizadores.
As datas originais propostas pelos dois veículos para o debate eram 29 e 30 de setembro. Mas na última reunião, na semana passada, os candidatos voltaram atrás e, alegando como pretexto compromissos de campanha, pediram a antecipação do debate. A Folha e a Rede Cultura concordaram.
Outro pleito apresentado pelas assessorias foi a realização de um "pool" de emissoras de TV.
Os organizadores mostraram as dificuldades para atender o pedido: a maioria das emissoras comerciais não aceita transmitir o debate em horário nobre, e outras não querem dividi-lo em dois programas em datas diferentes –pois acham que um deles terá menos audiência.
Os organizadores mandaram ofício a todas as emissoras de TV oferecendo o sinal dos debates para retransmissão. A Radiobrás e a rede de TVs Educativas aceitaram.
Debate na ABI
No Rio, só a CNT e a TVE confirmaram a transmissão do debate entre os presidenciáveis que a Associação Brasileira de Imprensa pretende organizar também no dia 26. A Globo e Manchete já comunicaram que não integrarão o pool. A Bandeirantes e o SBT também não devem participar.

Texto Anterior: Eleitores estão mais distantes dos partidos
Próximo Texto: Anistia entrega relatório a candidatos
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.