São Paulo, sábado, 17 de setembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Prefeito de Vitória da Conquista usa máquina em comício de FHC

LUCIO VAZ
ENVIADO ESPECIAL A VITÓRIA DA CONQUISTA

O prefeito de Vitória da Conquista (BA), José Pedral Sampaio (PMDB), usou a máquina da prefeitura no comício do presidenciável Fernando Henrique Cardoso ontem. Holofotes do estádio municipal iluminaram o evento.
Foram utilizados 27 dos 144 holofotes do estádio de futebol Lomanto Júnior. A Folha fotografou os espaços vazios deixados nas torres de iluminação do estádio –faltavam 31 holofotes. O uso do equipamento em comício é ilegal.
Os holofotes foram instalados no alto de um prédio localizado ao lado do palanque do comício. Foram utilizados suportes improvisados para segurar os holofotes.
No muro do estádio, estão pintados painéis com os nomes de FHC e da chapa majoritária do PFL baiano: Paulo Souto (governo do Estado), Antônio Carlos Magalhães e Waldeck Ornelas (Senado). Esta prática também é ilegal.
Durante a manhã de ontem, funcionários da Prefeitura pintavam de branco o meio-fio das calçadas da praça onde seria realizado o comício. Um dos funcionários disse que o trabalho começou na terça.
O secretário de Comunicação da Prefeitura, Inar Vasconcelos, coordenou a montagem do palanque e organizou o comício. Ele enviou convites para prefeitos de 31 municípios do Sudoeste baiano.
No seu gabinete, Vasconcelos mostrou à Folha comprovantes do pagamento de passagens para músicos de São Paulo que trabalharam no comício. "Paguei mais de R$ 7 mil do meu bolso", disse.
A grande atração do comício foi o show do cantor José Augusto. O trio elétrico Polirodas foi contratado. O prefeito tinha expectativa de um público de 50 mil pessoas. A cidade tem 127 mil eleitores.
A Folha esteve na quinta-feira no comitê central da campanha de Souto-ACM-Ornelas, instalado num prédio da prefeitura. Quase todas as salas estavam vazias. Os organizadores do comício estavam na prefeitura.
Pedral foi durante 30 anos adversário de ACM. Em 64, teve o mandato de prefeito cassado e esteve preso. Fez aliança com ACM emn 92, quando foi eleito prefeito pela terceira vez, pelo PMDB.
O prefeito disse à Folha que fez três reivindicações quando fechou acordo com ACM: a ampliação do sistema de abastecimento de água, a construção de um hospital e de uma rede de energia elétrica. Os três pedidos já foram atendidos.
O secretário de Comunicação Social da Prefeitura de Vitória da Conquista, Inar Vasconcelos, disse que os holofotes também foram cedidos para o comício de Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
"A prefeitura vai ceder para qualquer candidato. Se o Quércia e o Amin pedirem, a gente cede", disse o secretário.

Texto Anterior: Gilmar Carneiro quer 'projeto nacional'
Próximo Texto: FHC diz que "acabou a campanha"
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.