São Paulo, sábado, 17 de setembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ONU autorizou uso da força

DA "REUTER"

O Conselho de Segurança da ONU aprovou em 31 de julho uma resolução que autoriza o uso da força no Haiti e define o papel das forças de paz das Nações Unidas que devem atuar no país.
O documento autoriza os Estados membros a formar uma força multinacional e "usar todos os meios necessários para facilitar a saída dos militares haitianos".
A declaração pede que a força de intervenção estabeleça e mantenha "um ambiente seguro e estável", assegure o "retorno imediato do presidente eleito legitimamente" e restabeleça "as autoridades legítimas do governo haitiano".
Aprova o estabelecimento de cerca de 60 observadores da ONU para atuar junto com a força de ocupação do país.
O documento diz que uma força de paz da ONU, com 6.000 soldados, deve substituir as tropas de intervenção depois que o Conselho de Segurança da ONU julgar restabelecida a segurança no país.
Às forças de paz é atribuída a incumbência de treinar as Forças Armadas haitianas, criar uma polícia civil e auxiliar a organização de eleições livres, previstas para o final de 1995.
A resolução da ONU dá às forças de paz um mandato inicial de seis meses e afirma que a missão deve ser concluída até fevereiro de 1996.

Texto Anterior: Itamaraty prefere diálogo
Próximo Texto: Londres suspende censura ao Sinn Fein
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.