São Paulo, sábado, 17 de setembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Bush vê 'trapalhada mental'

CARLOS EDUARDO LINS DA SILVA
DE WASHINGTON

O ex-presidente George Bush, 70, criticou ontem em termos duros a decisão de seu sucessor, Bill Clinton, de invadir o Haiti.
"É uma trapalhada mental", disse em discurso na campanha de seu filho, Jebb, candidato a governador da Flórida pelo Partido Republicano.
Na platéia, o general Norman Schwarzkopf, comandante das tropas dos EUA na Guerra do Golfo, que aplaudiu Bush.
Clinton citou Bush em seu pronunciamento ao país anteontem como um dos autores da política atual dos EUA para o Haiti. A referência de Clinton a Bush foi feita para legitimar a intervenção militar no Caribe.
Na campanha de 1992, Clinton acusou a política de Bush para o Haiti como "injusta, cruel e desumana".
Ontem, Bush afirmou: "Eu discordo do conceito de se usar a força dos EUA no Haiti". Mas disse também que "quando um soldado americano pisar na praia do Haiti –e eu espero que isso não aconteça– eu farei o que todos os americanos farão: apoiar nossas tropas e apoiar nosso presidente".
O ex-presidente declarou que não gosta de criticar Clinton "porque eu estive lá" mas que não pode deixar de se manifestar sobre o Haiti por ser um assunto que conhece bem.(CELS)

Texto Anterior: Perry prevê ação de no máximo dois dias
Próximo Texto: AS FORÇAS DE EUA E HAITI
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.