São Paulo, domingo, 18 de setembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Restituição do IR é corrigida

As restituições do Imposto de Renda podem ser sacadas a qualquer momento, a partir da data que vem na notificação, mas é bom lembrar que elas continuam sendo corrigidas pela Ufir.
Retirando o dinheiro no dia 4 de outubro, o contribuinte poderá receber um valor de 1% a 2% maior, em reais, do que este mês. É óbvio que a vantagem do saque após a virada do mês já não é tão grande como antes, com inflação de 50%.
O governo foi acusado esta semana de estimular a indexação ao ter mantido a Ufir, ao mesmo tempo em que tenta conter a indexação salarial nas montadoras.
Na realidade, a aplicação da Ufir está suspensa para o pagamento de impostos e contribuições federais feitos dentro do prazo.
Todos os efeitos da correção da Ufir que permanecem são favoráveis ao contribuinte, como é o caso da restituição, da tabela mensal do IR e dos balanços de empresas.
Se a Ufir fosse simplesmente abolida, o governo correria o risco de ações na Justiça. No governo Collor, o Tesouro perdeu US$ 15 bilhões ao acabar com o BTN.

Texto Anterior: Outras moedas fortes são opção ao dólar
Próximo Texto: Troca agora fica mais difícil
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.