São Paulo, domingo, 18 de setembro de 1994
Próximo Texto | Índice

Corinthians luta hoje para garantir o ponto extra na segunda fase

DA REPORTAGEM LOCAL

O Corinthians pode garantir hoje o ponto extra para a segunda fase do Campeonato Brasileiro –prêmio aos clubes que ficarem em primeiro lugar em suas chaves durante a primeira fase.
O time treinado por Jair Pereira assegura a liderança definitiva do Grupo A se derrotar o Sport em Recife e se o Grêmio não vencer o Criciúma em Santa Catarina.
Com essa combinação, o Corinthians pularia de 11 para 13 pontos ganhos e o Grêmio, que está com 10, não passaria de 11.
Faltando depois apenas uma rodada, o Grêmio, segundo colocado, atingiria no máximo 13 (se vencer o Bragantino em Porto Alegre), igualando-se ao Corinthians (se este perder do Criciúma em São Paulo). No primeiro critério de desempate previsto no regulamento –número de vitórias–, o Corinthians seria o primeiro colocado, com cinco vitórias a quatro.
No Grupo B, o Botafogo fica muito perto do ponto extra em caso de vitória hoje sobre a Portuguesa, em Niterói, principalmente após o empate entre São Paulo e Atlético-MG, em 0 a 0, ontem.
Se vencer, o clube carioca atingirá 12 pontos e só poderá ser igualado pelo Paysandu, se este vencer hoje o Vitória e depois o São Paulo.
Mesmo que o Botafogo perdesse na última rodada para o Vitória, ficaria empatado com o Paysandu em pontos (12) e vitórias (5). A decisão seria no saldo de gols.
Outras partidas envolvem hoje clubes com chances de chegar à liderança em seus grupos.
No A, o Flamengo (oito pontos) vai a Bragança Paulista enfrentar o Bragantino sonhando com tropeços de Corinthians e Grêmio.
No Grupo C, o Santos, com dez pontos, precisa vencer o Cruzeiro na Vila Belmiro para se manter na briga com Guarani e Vasco.
Ontem, o Guarani bateu o Vasco por 2 a 1 e se aproximou do ponto extra, já que agora lidera o grupo sozinho, com 13 pontos.
Enquanto assiste aos outros times lutarem pelo ponto extra, o Palmeiras –que já garantiu o seu no Grupo D– testa contra o Náutico, no Parque Antarctica, uma nova formação tática.
Neste Brasileiro, os quatro primeiros de cada grupo (A, B, C e D) serão divididos na próxima fase em duas chaves (E e F) de oito –as chamadas "chaves de elite".
No primeiro turno, os times jogam na própria chave. No segundo, contra os do outro grupo. Em cada turno, um time de cada grupo passa às quartas-de-final. Dois outros clubes dessas chaves serão classificados por índice técnico.
Os quintos e sextos de cada grupo da primeira fase se juntam em um mesmo grupo de repescagem. Após a disputa de turno e returno, as duas melhores equipes também passam às quartas-de-final.

Próximo Texto: O momento é propício para espetáculos
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.