São Paulo, domingo, 18 de setembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Palmeiras experimenta superataque hoje

MÁRIO MOREIRA
DA REPORTAGEM LOCAL

A adoção de um novo esquema tático, com apenas um volante (meio-campista de funções basicamente defensivas), é a principal atração do Palmeiras no jogo de hoje à tarde contra o Náutico no Parque Antarctica, pelo Campeonato Brasileiro.
O técnico Wanderley Luxemburgo vai aproveitar que seu time já garantiu o primeiro lugar no Grupo D –o que lhe valeu um ponto de bonificação na próxima fase– para testar o novo sistema.
Desde que assumiu a direção técnica do Palmeiras, em abril do ano passado, Luxemburgo sempre utilizou dois volantes –primeiro, com César Sampaio e Mazinho; no atual Brasileiro, com Sampaio e Amaral.
Para o jogo de hoje, o treinador decidiu substituiu Amaral por Paulo Isidoro, um meia de características bem mais ofensivas.
No treino de anteontem, ficou claro que a ajuda a César Sampaio na marcação será exercida pelo meio-campista que estiver mais próximo da jogada –Paulo Isidoro, Zinho ou Rivaldo.
Segundo Luxemburgo, porém, a alteração tática de hoje é apenas uma experiência.
"Do jeito que os nossos jogadores têm sido expulsos, preciso testar opções táticas para quando não contar com todos eles", disse ele.
No seu planejamento, os jogadores palmeirenses terão que atuar mais agrupados, para compensar a ausência de um dos volantes.
Entre os titulares, a opinião predominante é de que a mudança não causará transtornos à equipe.
"Estava me sentindo bem da maneira que vínhamos jogando. Mas, com um volante, o time fica mais ofensivo, o que facilita para nós, que jogamos na frente", afirmou Rivaldo.
Já o zagueiro Tonhão –que substitui Antônio Carlos, contundido– disse que a presença de dois volantes "dá mais proteção à defesa".
Para Paulo Isidoro, "o importante é estar na equipe". "Tendo que marcar, vai ser nas minhas condições", afirmou, lembrando que o poder de marcação não é a sua característica principal.
Amaral, que sai do time, não pareceu muito preocupado com o fato. "O treinador tem o direito de testar um esquema novo."
Na TV TVA, VT, às 17h; Bandeirantes, VT, às 18h.

Texto Anterior: Precavido, Sport recua meio-campo
Próximo Texto: Jogadores prometem empenho
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.