São Paulo, domingo, 18 de setembro de 1994
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LONDRES EXPANDE ; A PESTE ; O PRIEMIRO TEATRO ; MARGEM SUL ;. SALÕES FECHADOS ; PAPÉIS FEMININOS

SÉRGIO MALBERGIER

LONDRES EXPANDE
Quando Shakespeare chegou a Londres, em torno do ano de 1590, a cidade estava em pleno processo de expansão, com cerca de 200 mil habitantes. O teatro passava por avanços radicais: abandonava as peças religiosas e moralistas da Idade Média para tratar de temas mitológicos, anedóticos ou que faziam alusão a situações contemporâneas

A PESTE
Sob o reinado de Elizabeth 1ª (de 1558 a 1603), a Inglaterra progrediu cultural e economicamente e impôs seu domínio marítimo ao derrotar a armada espanhola em 1588. Mas a peste ainda assolava Londres e, quando o número de mortos na cidade passava de 30 em uma semana, os teatros eram fechados na tentativa de impedir a propagação da doença. Às companhias restava a estrada: levar suas peças a regiões não infectadas pela doença

O PRIMEIRO TEATRO
As primeiras casas de espetáculo planejadas especialmente para a apresentação de peças teatrais começaram a ser construídas nesta época. A primeira delas, The Theatre, foi erguida em 1576 por James Burbage. Ele mesmo construiu, no mesmo ano, o The Curtain. Outros sete teatros (The Rose, The Swan, The Globe, The Fortune, The Red Bull, The Hope e um de nome desconhecido) foram erguidos na Londres de Shakespeare. O Theatre apresentava pela primeira vez a forma poligonal, provavelmente inspirado nos anfiteatros onde se assistia lutas com ursos e touros

PURITANOS
Como o Theatre, quase todos os teatros tinham forma poligonal (exceto o Fortune, mais tarde, que era quadrado). Eram a céu aberto e fora dos muros da cidade (a City fica na margem Norte), de modo a ficarem livre da jurisdição municipal, que sempre os coibia. Isto, por causa da oposição dos religiosos puritanos e de alguns comerciantes que não queriam ver seus empregados se distraindo na hora do trabalho (as peças eram encenadas à luz do dia, geralmente no início da tarde)

MARGEM SUL
A maioria do teatros ficava na margem sul do rio Tâmisa, que servia de área de lazer dos londrinos. Lá estavam as casas de apostas em brigas de animais, bordéis e tavernas. Para se cruzar o rio usava-se a London Bridge (ponte) ou barcos. O público dos teatros era formado por todas as camadas da população, de nobres a ladrões

SALÕES FECHADOS
No inverno, as companhias de teatro tentavam arranjar apresentações em salões fechados. A companhia de Shakespeare usava o Blackfriars's Theatre, onde suas peças eram apresentadas à luz de velas

PAPÉIS FEMININOS
Os atores tornaram-se profissionais nesta época e formaram companhias de teatro fixas. Não havia atrizes. Ser atriz era considerado "indigno" para uma mulher. Os papéis femininos eram representados por meninos adolescentes. Um ator geralmente representava vários papéis, pois a companhia mantinha em repertório peças variadas para atrair mais público.

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